O mês de junho é marcado pela campanha Junho Vermelho. A iniciativa celebra o gesto daqueles que, literalmente, “dão o sangue" para ajudar a quem precisa. Nos últimos anos, em função da pandemia de Covid-19, os estoques dos bancos de sangue têm enfrentado uma preocupante baixa, o que torna ainda mais necessário falarmos sobre o tema e esclarecermos as principais dúvidas sobre a doação de sangue. Afinal, em uma única coleta, o doador de sangue pode salvar até quatro vidas.
Infelizmente, ainda são poucos os cidadãos que se voluntariam. Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de bolsas coletadas por ano – cerca de 3,6 milhões – corresponde a apenas 1,8% da população brasileira. Saiba quais são os requisitos para doar sangue.
Quais os requisitos para doar sangue?
Doar é um ato de amor, não dói e é rápido. Se você deseja fazer parte dessa corrente do bem, se atente aos pré-requisitos:
-
Possuir documento oficial com foto;
-
Ter entre 16 e 69 anos;
-
Pesar mais de 50 quilos;
-
Dormir por, pelo menos, seis horas na noite anterior;
-
Não consumir bebida alcoólica por 12 horas;
-
Não fumar nas duas horas anteriores à coleta;
-
Não apresentar nenhum sintoma gripal;
-
Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos três horas antes.
“No caso dos pacientes com idade entre 16 e 17 anos, os pais ou responsáveis devem autorizar a doação. Pessoas com mais de 60 e abaixo de 69 só podem se voluntariar se já tiverem doado alguma vez até os 59 anos de idade.", explica o Dr. Diogo Kloppel, hematologista do Hospital Brasília.
Ainda de acordo com o especialista, o intervalo entre doações difere entre homens e mulheres: para eles, 60 dias e até quatro doações no ano; para elas, até três doações anuais com pausa de 90 dias entre cada uma.
Quem não pode doar sangue?
Em contrapartida, quem não pode doar sangue são aqueles que:
-
Tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
-
São usuários de entorpecentes;
-
Vivem com alguma infecção sexualmente transmissível (IST), como hepatite B e HIV, por exemplo;
-
Receberam transfusão de sangue há menos de um ano;
-
Possuem tatuagem com menos de um ano.
Vale destacar que todas essas medidas visam a saúde e o bem-estar tanto do doador, quanto do receptor.
Como funciona a doação de sangue no Brasil?
O sangue é uma substância essencial para o funcionamento do corpo humano e, infelizmente, não pode ser produzido artificialmente. Nesse sentido, a doação de sangue surge para suprir as necessidades de pessoas que passam por cirurgias no geral, transplantes e pacientes com câncer, por exemplo. Saiba como funciona a doação de sangue no Brasil.
-
Preparação: priorize alimentos leves e hidrate-se. Não vá em jejum;
-
Cadastro: o processo é bem simples, basta apresentar seu documento com foto;
-
Triagem: uma entrevista avalia as condições de saúde do doador e os riscos para a pessoa que vai receber;
-
Coleta: além de durar cerca de apenas 15 minutos, o material é 100% esterilizado;
-
Depois: faça um pequeno lanche, se hidrate e aguarde pelo menos 12 horas para retomar a rotina por completo.
Principais perguntas sobre doação de sangue
O hematologista responde as principais dúvidas sobre doação de sangue:
Quem tem herpes pode doar sangue?
Voluntários com quadro de herpes labial ou genital só podem doar após o desaparecimento total dos sintomas. Enquanto isso, aqueles que enfrentaram a herpes zoster devem aguardar seis meses após a cura desta alteração.
Quem amamenta pode doar sangue?
Mulheres grávidas e em período de amamentação não podem doar, pois estão sob maior risco de desenvolver anemias após a doação.
Quem tem tatuagem pode doar sangue?
Sim, desde que a tatuagem tenha sido feita há mais de um ano.
Hospital Brasília: tradição aliada à tecnologia
O Hospital Brasília é referência em procedimentos de alta complexidade e tem a tecnologia como uma de suas maiores aliadas. Contamos com uma equipe altamente capacitada, multidisciplinar e apta ao atendimento de diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, ou seja, uma linha de cuidado completa que viabiliza investigação, rastreio e tratamento do câncer.
Além disso, dispomos também de um parque tecnológico com aparelhos de radiologia, mamografia, ecografia, ressonância de última geração, oferecendo suporte na investigação diagnóstica e no tratamento cirúrgico do câncer, utilizando a cirurgia robótica. Estamos prontos para oferecer todo o suporte necessário – inclusive psicológico – para que nossos pacientes tenham o melhor tratamento. Para saber mais sobre nossos serviços, ligue para (61) 3052-4600.
Você se enquadra nos pré-requisitos para doar sangue? Se sim, seja doador!
O Hemocentro São Lucas, parceiro do Hospital Brasília, é um dos locais onde é possível fazer sua doação. Para mais informações, ligue para (61) 3248-7272.