Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Gastroenterite viral: entenda o que é, quais são as causas, sintomas e tratamento

Cuidados de higiene pessoal ajudam a evitar a transmissão dos vírus causadores da gastroenterite viral.
EHB
Equipe Hospital Brasília - Equipe Hospital Brasília Atualizado em 20/10/2022

O Brasil é um dos países onde há a cultura de se reunir em torno de uma mesa com comidas saborosas. Para que este momento seja uma memória de afeto e não uma lembrança ruim, é necessário tomarmos alguns cuidados durante o preparo dos alimentos para evitar infecções como a gastroenterite viral.

Hoje, quem nos ajuda a te explicar os principais aspectos deste quadro é a Dra. Zuleica Bortoli, gastroenterologista e coordenadora do Núcleo Especializado de Doenças Intestinais Complexas (Nedic) do Hospital Brasília.

O que é gastroenterite viral?

Ninguém quer ser atingido por um vírus, não é mesmo?! Entretanto, todos nós estamos vulneráveis a esse tipo de intercorrência. A gastroenterite viral, por exemplo, é uma inflamação aguda que afeta o sistema digestivo, e é bastante frequente em crianças. Por conta dos sintomas, – sobre os quais falaremos mais abaixo – , pode evoluir para desidratação.

Sintomas de gastroenterite viral

Os principais sintomas de gastroenterite viral são:

  • Febre;

  • Diarreia;

  • Vômito;

  • Dores musculares;

  • Dor abdominal leve.

O que causa gastroenterite viral?

A gastroenterite viral é causada pelos vírus rotavírus, norovírus, sapovírus, astrovírus e adenovírus; presentes em superfícies, alimentos e água contaminados.

Os cuidados preventivos se parecem bastante com o do Sars-CoV-2, causador da Covid. Sendo assim, a melhor forma de prevenir a alteração é higienizar as mãos (principalmente após vomitar e/ou evacuar), cobrir a boca com o antebraço ao espirrar e tossir, além de manter distanciamento de pessoas que estejam infectadas. “Outro cuidado muito importante é a vacinação contra o rotavírus. No últimos anos, em virtude das campanhas vacinais, houve queda considerável nos casos de virose causada pelo rotavírus.”, complementa a especialista.

Gastroenterite viral infantil é perigosa?

Segundo a Dra. Zuleica, a gastroenterite viral oferece riscos às crianças devido à possibilidade de desidratação.

Gastroenterite viral é contagiosa?

Sim, a gastroenterite viral é contagiosa e por isso é importante seguir os cuidados já mencionados acima, a fim de evitar a transmissão entre pessoas.

Como tratar gastroenterite viral?

Não deixe de buscar atendimento caso note a presença dos sintomas mencionados acima, pois o diagnóstico é relativamente fácil, bastando apenas o exame clínico e, às vezes, o hemograma e o exame de fezes, caso haja dúvida sobre a causa da gastroenterite.

O tratamento tem o objetivo de evitar a desidratação em decorrência da perda de água causada por vômito e diarreia. Sendo assim, é necessário ingerir a quantidade adequada de água e soro de reidratação oral. Para pacientes pediátricos, a internação pode ser indicada para que o médico o acompanhe e, caso necessário, ministre soro intravenoso.

Núcleo Especializado em Doenças Intestinais Complexas (Nedic)

O Núcleo Especializado em Doenças Intestinais Complexas (Nedic) é um projeto inovador e pioneiro na região Centro-Oeste, que conta com uma equipe médica multidisciplinar altamente especializada, composta por gastroenterologistas, coloproctologistas, nutrólogos e o suporte das áreas de:

•radiologia;

•endoscopia;

•psiquiatria;

•nutrição;

•enfermagem;

•fisioterapia.

O núcleo oferece um tratamento direcionado ao paciente que necessita de internação hospitalar por doenças intestinais graves, crônicas e complexas como:

•doença de Crohn;

•retocolite ulcerativa;

•síndrome do intestino curto;

•diverticulite complicada;

•obstruções intestinais;

•síndromes disabsortivas,

•colites;

•enterites de várias etiologias, entre outras patologias do trato gastrointestinal.

A equipe está disponível para receber pacientes encaminhados por profissionais externos que não trabalham com internação hospitalar, com a garantia de que ele será reencaminhado a seu médico assistente para acompanhamento ambulatorial por ocasião da alta hospitalar, juntamente com um relatório detalhado sobre sua condição de saúde, tratamento e exames realizados durante o período de internação.

Porém, antes de ser encaminhado para o atendimento do Nedic, é necessário que você faça uma avaliação clínica criteriosa e individualizada da saúde do seu intestino. No Centro Médico Brasília dispomos de atendimento ambulatorial em diversas especialidades, e a gastroenterologia é uma delas. Para agendar sua consulta, utilize nossa central de agendamento on line ou o telefone (61) 3704 -9000.

Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília
Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília