Ao iniciar sua jornada escolar, uma das primeiras coisas que a criança aprende é sobre a importância da água. Entre preservar e não desperdiçar esse recurso tão essencial para nós, outra informação relevante: cerca de 70% da composição do corpo humano é água. Sendo assim, manter-se hidratado deve ser um cuidado diário.
Ainda que a quantidade ideal varie de acordo com a idade e o peso de cada pessoa, é possível estabelecer 2 litros como uma média para pessoas adultas. Quer saber as maravilhas que esse recurso natural pode fazer por nós? O Dr. Pedro Mendes, nefrologista do Hospital Brasília, explica quais os benefícios da água. Confira!
Quais os benefícios da água para o nosso corpo?
É normal sentirmos mais sede durante o verão do que no inverno. Entretanto, seja com o auxílio de anotações na agenda ou até mesmo aplicativos para celular que sinalizam a hora de tomar água, o que importa é ingerir líquido e evitar a desidratação.
Esteja sempre atento à qualidade da água e só tome se esta estiver própria para consumo. Em situações adversas, como localidades com saneamento básico precário, o mais indicado é fervê-la antes de beber, pois isso ajuda a eliminar impurezas e evita diversas complicações, como as que atingem o sistema gastrointestinal, por exemplo. Já quanto aos benefícios de beber água, podemos citar alguns:
-
Regula a temperatura corporal;
-
Auxilia na desintoxicação do corpo;
-
Ajuda na absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos;
-
Hidrata a pele e evita o surgimento de acne;
-
Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso;
-
Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais;
-
Melhora a circulação sanguínea;
-
Facilita a digestão de refeições.
Sinais de que você precisa tomar mais água
Como o organismo não consegue armazenar a água, ela é distribuída por todas as estruturas que compõem nosso corpo. Sendo assim, o Dr. Pedro recomenda: “o melhor é que você tome a sua quantidade ideal ao longo de todo o dia. Dessa forma, além de manter seus rins saudáveis, outros órgãos não ficam sobrecarregados pelo excesso de água. Acredite: sua bexiga agradece".
Agora, se você é uma pessoa com dificuldade de beber água, saiba que seu corpo enviará sinais de alerta. Entre eles, o especialista ressalta:
-
Sede: esse sinal clássico indica que a ingestão de líquido está baixa e que seu corpo já está um pouco desidratado;
-
Dor de cabeça: um dos benefícios da água é a “diluição" do sangue, que facilita o transporte de oxigênio para os órgãos. Com a desidratação, esse processo fica dificultado. Portanto, em caso de cefaleia, experimente beber um copo d'água antes de tomar analgésicos;
-
Falta de concentração: a água é parte importante da constituição do cérebro. Durante os afazeres diários, mantenha uma garrafinha consigo;
-
Urina escura: quanto mais escuro o xixi, maior o nível de desidratação, pois a urina fica concentrada;
-
Pele seca: na distribuição de nutrientes, órgãos vitais têm prioridade na fila. Sendo assim, unhas, pele e cabelos são os últimos a receber a água e os primeiros a demonstrar alterações;
-
Fadiga: com o baixo consumo de água, o metabolismo é interrompido, há queda de energia e os principais sinais são cansaço e sonolência.
O que pode causar a falta de água no organismo?
Para quem tem dificuldade de tomar água, uma notícia boa: não podemos abolir a garrafinha, mas é possível manter a hidratação a partir da ingestão de sucos, chás e frutas. Outra boa pedida é a água de coco.
O especialista lembra: “Tenha o consumo de água como um hábito e não espere a sede bater." Nosso corpo, alerta o especialista, precisa de água o tempo todo, e a sede é apenas um sinal de que a necessidade de água está ainda maior.
Hospital Brasília: tradição aliada à tecnologia
O Hospital Brasília é um hospital geral de alta complexidade, que possui equipe multidisciplinar especializada, constante investimento em novas tecnologias e oferece uma linha integral de cuidados para acolher o paciente com conforto, agilidade e segurança. Na especialidade de nefrologia, os profissionais oferecem atendimento em áreas como: injúria renal crônica, doença renal crônica, transplante renal e atendimento ambulatorial. Para mais informações ou agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (61) 3704-9000.