O Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira de março, é uma ação global de conscientização em saúde que visa destacar a importância dos cuidados com a saúde renal a fim de reduzir os casos de doenças – especialmente a Insuficiência Renal Crônica (IRC).
O que fazem os rins?
Os rins desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. Estes órgãos são responsáveis pela regulação da composição e pressão sanguíneas, eliminação de toxinas do sangue e manutenção de níveis adequados de água e cálcio no corpo, dentre outras funções.
As principais doenças
Diversos são os problemas que podem acometer os rins quando os devidos cuidados não são tomados. Alguns dos principais são a nefrite, infecções urinárias, cálculos renais, obstruções urinárias e tumores. Um dos maiores desafios, no entanto, ainda é a insuficiência renal crônica, que pode provocar falência da funcionalidade dos rins quando em estágios avançados. É um problema particularmente perigoso, pois pode ser assintomático, dificultando o diagnóstico precoce.
A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é um conjunto de lesões nos rins que ocorrem por três ou mais meses que comprometem a funcionalidade dos rins em algum nível. Nos primeiros estágios, é silenciosa e difícil de ser identificada. Em graus mais avançados, quando os rins estão bastante prejudicados, o tratamento de diálise se torna necessário, e o transplante renal é uma alternativa eficaz. O diagnóstico precoce reside na dosagem da creatinina no sangue e no exame de urina simples.
Cuidando dos rins
Para manter os rins saudáveis, as principais medidas estão relacionadas a um estilo de vida saudável, que envolve:
-
Alimentação balanceada.
-
Estar no peso adequado.
-
Hidratação regular.
-
Prática de exercícios físicos.
-
Não fumar.
-
Não abusar de bebidas alcóolicas.