Logon
Blog

Hemodinâmica: o que é, qual sua aplicação e para quais fins é utilizada

Técnica possibilita a realização de procedimentos minimamente invasivos, capazes de analisar as funções dos vasos sanguíneos e até corrigir possíveis alter

Graças às constantes pesquisas científicas encontramos cada vez mais alternativas que nos possibilitam longevidade. Além de medicamentos e vacinas, essas inovações também se apresentam no formato de técnicas cada vez mais aprimoradas para diagnóstico e tratamento, como é o caso da hemodinâmica.

Se você nunca ouvir falar sobre o assunto e não faz ideia do que é, não se preocupe, o Dr. Leandro Richa Valim, cardiologista e coordenador da Hemodinâmica no Hospital Brasília, explica, a seguir.

​Hemodinâmica: o que é?

A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses. As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.

​Quando são indicados exames hemodinâmicos?

Os procedimentos hemodinâmicos são recomendados para pacientes com uma série de questões, desde quadros leves até doenças extremamente complexas.

O médico explica: “A hemodinâmica é utilizada em uma série de especialidades médicas. Na cardiologia, por exemplo, pode ser aplicada para o diagnóstico e tratamento de quadros de infarto; angina (dores no peito); obstruções (entupimentos) nas artérias do coração; aneurismas; más-formações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares (mau funcionamento das válvulas do coração), sendo possível, inclusive, o implante (correção ou substituição de válvulas do coração) por meio de cateterismo. Na cirurgia vascular, é possível abordar entupimentos nas artérias ou veias e tratar aneurismas de aorta, entre outros procedimentos. Já na neurocirurgia, a hemodinâmica ajuda no tratamento de quadros de AVC isquêmico; aneurismas cerebrais; más-formações congênitas e obstruções tanto das artérias carótidas como de vasos cerebrais. Dessa forma, a hemodinâmica permite a terapêutica de doenças graves, substituindo cirurgias convencionais, mesmo as mais complexas", afirma o Dr. Leonardo.

Entre os exames contemplados pela hemodinâmica estão:

  • cateterismo – utiliza cateteres com a finalidade de identificar a presença de obstruções (entupimentos) nas artérias do coração ou mau funcionamento das válvulas do coração, entre outras funções;

  • angioplastia – atua nas obstruções das artérias do coração, das carótidas, dos vasos cerebrais ou periféricos, por meio da colocação de stents (malhas metálicas altamente especializadas que protegem a artéria tratada);

  • implante de válvulas do coração, por intermédio de procedimentos minimamente invasivos;

  • arteriografia – avalia a presença de entupimentos ou aneurismas nas carótidas, artérias cerebrais ou periféricas, bem como nas veias.

“A indicação do cateterismo eletivo e de uma eventual angioplastia, por exemplo, é feita quando o cardiologista – depois de uma avaliação clínica minuciosa e de exames complementares – identifica alterações clínicas em exames não invasivos, como teste ergométrico; cintilografia; ecocardiograma de estresse; ressonância cardíaca ou angiotomografia coronária. Tais procedimentos também podem ser indicados em casos de urgência, como no infarto agudo do miocárdio", explica o especialista.

​Como fazer exames hemodinâmicos?

Pacientes que têm indicação para passar por exames de hemodinâmica devem permanecer em jejum por seis a oito horas, não ingerir bebidas alcoólicas um dia antes e suspender o uso de alguns medicamentos (somente sob orientação médica).

A maioria dos procedimentos é feita por meio de uma pequena punção no braço ou na perna, por onde ocorre a inserção de cateteres extremamente finos que permitem a visualização das estruturas. Geralmente, sedação e anestesia local são necessárias, para garantir o conforto do paciente e a segurança do procedimento.

O Hospital Brasília oferece atendimento em hemodinâmica com o auxílio de equipamentos de última geração. Além disso, contamos com equipe altamente especializada e experiente para a realização do procedimento. Para agendar seu horário, basta ligar: (61) 3704-9000.


Veja mais