Logon
Blog

Câncer: um olhar para além da doença

Prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento necessitam de atendimento multidisciplinar. Conheça a linha de cuidados oferecida pela Dasa

Em 2018, o Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou o câncer como a “doença da modernidade”, sendo uma das principais causas de morte no Brasil. A divulgação desse fato deve servir de alerta e estímulo para que a população adote hábitos saudáveis e mantenha consultas e exames em dia. “Hoje já se sabe que muitos costumes podem influenciar no surgimento ou não do câncer, por isso, nosso papel é, além de conduzir o tratamento daqueles que já tiveram o diagnóstico da doença, alertar sobre as medidas de prevenção”, afirma o Dr. Fernando Vidigal, coordenador do Centro de Oncologia da Dasa, Regional Brasília (Hospital Brasília e Hospital Brasília Unidade Águas Claras). 

Atendimento multidisciplinar

Contar com uma estrutura moderna e com profissionais capacitados faz toda a diferença para o bem-estar e a segurança do paciente, da primeira consulta ao final do tratamento. Os Centros de Oncologia do Hospital Brasília e Hospital Brasília Unidade Águas Claras dispõem de tecnologia de ponta e cuidado integral. Isso é possível porque os espaços contam com um corpo clínico que, além de multidisciplinar, respeita as particularidades de cada paciente. Toda essa estrutura e equipe estão disponíveis para auxiliar no rastreamento e diagnóstico precoce do tumor, por meio de exames de imagem de altíssima precisão, e no tratamento da patologia, em casos de diagnóstico positivo. “Oferecemos abordagens medicamentosas, quimioterapia, terapia-alvo molecular, imunoterapia e medicamentos oncológicos de suporte”, explica o oncologista.

Ele alerta que, quanto antes houver o diagnóstico da enfermidade, mais chances se tem de sucesso do tratamento. A Dasa Regional Brasília oferece ainda o que há de mais moderno em terapêuticas cirúrgicas, por meio da tecnologia robótica. Nesse método, o cirurgião conta com o auxílio de braços robóticos modernos que permitem um procedimento menos invasivo, com menor impacto à qualidade de vida do paciente.

A modalidade de cirurgia robótica é uma das abordagens utilizadas para ajudar as pessoas que lutam contra o câncer a enfrentarem um grande desafio: as dores durante o tratamento. O método menos invasivo torna mais branda a dor no pós-operatório, além de oferecer maior precisão na retirada de tumores.​

Principais tratamentos disponíveis

Conheça as abordagens terapêuticas mais utilizadas oferecidas pelos Centros de Oncologia do Hospital Brasília e pela Unidade Águas Claras. 

Imunoterapia

Terapia inovadora capaz de promover o fortalecimento do sistema imunológico, para estimulá-lo a combater o câncer de forma eficaz e com menores efeitos colaterais.

Terapias-alvo molecular

Uso de medicamentos que têm as células cancerígenas como alvo, evitando danos às células normais.

Quimioterapia

Destrói as células doentes e é feita com medicamentos que são levados pela corrente sanguínea para todas as partes do corpo. Com isso, a quimioterapia pode também impedir que as células cancerígenas se espalhem para outras áreas.

​Onco-hematologia

Tratamento de doenças do sangue (hematológicas) como anemias e linfomas. Os tipos de terapêutica ministrados em pacientes com doenças onco-hematológicas são os mesmos realizados em pacientes com tumores sólidos: medicamentos endovenosos, quimioterápicos e imunoterapia, além de controle da dor, do enjoo e de outros efeitos colaterais.

Transplante de Medula Óssea (TMO)

O TMO é uma possível estratégia de tratamento para doenças hematológicas. O Hospital Brasília também oferece essa opção de terapia; atualmente, somos uma das referências de TMO no Distrito Federal.

Cuidados integrados

O fato de os hospitais pertencerem a uma rede de saúde integrada, que é o caso da Dasa, permite o acompanhamento da trajetória do paciente em todos os momentos: da suspeita de câncer, passando pelo diagnóstico e tratamento, até chegar ao seguimento de cada caso. Tudo isso pode ser feito por meio dos recursos disponíveis nas duas unidades hospitalares da Dasa em Brasília e pelo apoio do Laboratório Exame na realização de investigações diagnósticas por intermédio da análise laboratorial. Para saber mais sobre os Centros de Oncologia da Dasa em Brasília acesse​ aqui​.

 ​


Veja mais