Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Secreção na mama: o que pode ser e quando procurar um médico

A secreção na mama pode ter diferentes causas. Saiba o que pode ser, quais são os sinais e quando buscar atendimento médico.
FV
Dra. Flavia Vidal Cabero - Mastologista Atualizado em 26/10/2022

Durante o mês de outubro, diversas instituições promovem ações de conscientização, prevenção, controle e tratamento do câncer de mama. Entretanto, é preciso estar atenta durante todos os meses do ano para identificar possíveis alterações como, secreção pelo mamilo, dor nos seios, nódulo, inchaço e mudança no aspecto da mama. A Dra. Flávia Vidal, mastologista do Hospital Brasília, explica que para além do tumor maligno, a secreção também pode ser sinal de uma condição benigna, como ectasias ductais (dilatação dos canais mamários), por exemplo.

No blog de hoje, a especialista explica o que pode ser e quando é necessário consultar um profissional. Confira abaixo.

Secreção na mama: o que pode ser?

Quando uma mulher nota algo diferente nos seios, um dos primeiros pensamentos é: “será que estou com câncer?" No caso da secreção pelo mamilo, este pode sim ser um indicativo de câncer de mama, mas não apenas.

O mamilo (ou papila, como é chamado pelos médicos) é um órgão secretor. Logo, é natural que em alguns contextos haja secreção ali e às vezes é até imperceptível, como quando os ductos eliminam as células velhas a partir de um líquido.

Secreções em tons de amarelo, marrom e verde ocorrem devido à dilatação do ducto mamário, chamada de ectasia ductal. Quando a estrutura enche, a substância é expelida pelos mamilos. “Cabe ressaltar que nesses casos, a secreção no seio dura apenas o tempo suficiente para esvaziar os ductos e, habitualmente, ocorre nos dois mamilos", explica a Dra. Flávia.

Outro exemplo é a secreção láctea, induzida pela produção excessiva de prolactina, hormônio proveniente da glândula hipófise (localizada no cérebro), responsável pela produção de leite em caso de gravidez ou alterações hormonais decorrentes do uso de medicamentos como ansiolíticos, antidepressivos ou tumor benigno na glândula.

Como é a secreção mamilar do câncer de mama?

Além dos aspectos já mencionados anteriormente, a secreção no mamilo também costuma ser rala, turva, esbranquiçada ou transparente. Líquidos de aparência sanguinolenta podem indicar a presença de uma lesão não cancerosa (papiloma) ou um possível tumor. “Por isso, na presença dessa alteração, é muito importante procurar o mastologista para investigarmos", orienta a médica.

Qual médico procurar?

Em caso de qualquer sintoma relacionado à mama, procure um mastologista. Ele é o profissional especializado nessa região e atende homens e mulheres, de crianças a idosos.

Como é feito o diagnóstico da secreção no seio?

O câncer de mama em jovens representa apenas 10% dos casos. Ainda assim, é preciso estar alerta quanto à possibilidade da doença em pessoas com menos de 50 anos, pois a desinformação pode acabar atrasando a busca pelo diagnóstico, o que impacta na possibilidade de tratamento e cura.

Diante de uma secreção presente por apenas um ducto e de aspecto sanguinolento, o especialista deve ser consultado. Secreções coloridas ou presentes em vários ductos, são sinais de alterações benignas.

Normalmente, juntamente com avaliação da coleta ambulatorial do líquido, utiliza-se exames complementares de imagem para uma melhor investigação.

Quais outros sintomas devem ser observados?

Além da secreção no mamilo, o câncer de mama também se manifesta através dos seguintes sintomas:

  • nódulo ou caroço na mama fixo e indolor;

  • mudanças na aparência da mama, como cor avermelhada, aspecto de casca de laranja, falta de simetria;

  • aréola retraída;

  • inchaço;

  • coceira;

  • ínguas na axila.

Atendimento ambulatorial

Você tem cuidado da saúde da sua mama? Mantenha seus exames periódicos em dia e em caso de algum desconforto, não deixe de buscar ajuda de um mastologista. Esta é uma das especialidades de que dispomos no Centro Médico Brasília. Para agendar sua consulta, utilize nossa central de agendamento online ou o telefone (61) 3704 -9000.

Escrito por
FV

Dra. Flavia Vidal Cabero

Mastologista
Escrito por
FV

Dra. Flavia Vidal Cabero

Mastologista