A endocardite é o nome da inflamação do endocárdio, como é chamada a camada interna do coração. Por envolver um órgão nobre do corpo, se não for tratado corretamente, o problema pode levar o paciente à morte. Continue a leitura para entender mais sobre essa condição.
O que é Endocardite?
A endocardite é uma infecção no endocárdio, como é chamado o revestimento interno do coração. A infecção pode afetar as válvulas cardíacas, o músculo cardíaco ou o tecido conjuntivo que une as estruturas cardíacas.
Qual é a função do Endocárdio?
O endocárdio é a membrana que reveste internamente o coração e forma as válvulas cardíacas (aurículas e ventrículos).
Quais são as causas da Endocardite?
Na maioria dos casos, a endocardite é provocada pela entrada de bactérias no coração. Lesões na boca (como afta, úlcera ou até inflamações nas gengivas) podem ser uma forma de isso acontecer.
Outra maneira importante de infecção são pequenos procedimentos cirúrgicos (como procedimentos odontológicos), que podem se relacionar com a circulação de bactérias na corrente sanguínea e aumentar o risco para o problema (especialmente em pessoas com degenerações nas válvulas cardíacas).
É possível prevenir a endocardite?
Sim. Em indivíduos com maior risco de desenvolver endocardite (como pacientes imunossuprimidos, com problemas cardíacos ou com próteses valvares cardíacas), recomenda-se o uso profilático de antibióticos 1 hora antes de procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que possam facilitar a entrada de bactérias na corrente sanguínea.
Em qualquer cenário, é importante também manter uma higiene bucal constante e satisfatória para evitar infecções na boca.
Sintomas de Endocardite?
Os sintomas de endocardite podem variar dependendo da gravidade da infecção e incluem:
-
Febre;
-
Fadiga;
-
Sudorese noturna;
-
Perda de peso sem explicação;
-
Dor no peito;
-
Falta de ar;
-
Tosse;
-
Dor nas articulações;
-
Presença de manchas roxas na pele.
Se não tratada corretamente, a endocardite pode levar a graves complicações, como insuficiência cardíaca, embolia pulmonar, isquemia dos membros do corpo, AVC (acidente vascular cerebral) e ataque cardíaco.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico da endocardite envolve a realização de exames de sangue (hemocultura para detectar a presença de bactérias) e de imagem, como ecocardiograma. A ideia é identificar a presença da infecção e também a extensão do comprometimento do coração.
Formas de tratamento para a Endocardite?
O tratamento da endocardite é feito com antibióticos de uso intravenoso. O tipo de antibiótico e a duração do tratamento dependem do tipo de bactéria e da gravidade da doença.
Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para reparar ou substituir válvulas cardíacas danificadas pela infecção.