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Saúde: sinônimo de bem-estar físico, mental e social

Ter acesso a serviços de saúde e ambientes saudáveis é fundamental, mas também é muito importante que cada pessoa tenha consciência de que pode se cuidar.

​​​De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), podemos definir a palavra saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Isso quer dizer que uma pessoa saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que está bem consigo mesma e também tem uma boa relação com a sociedade.

No mês de abril, a OMS criou o Dia Mundial da Saúde, com a finalidade de representar um marco internacional para reflexão sobre temas ligados à saúde física e mental, qualidade de vida, incentivos à pesquisa na área médica, promoção da igualdade de acesso às estruturas de saneamento básico, alimentação saudável, dentre outras.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também destacar alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

“Ter uma boa saúde é condição básica para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. Por isso, é preciso tratar possíveis doenças do corpo com consultas sistemáticas ao médico e prática regular de exercícios físicos. Mas, para a obtenção de qualidade de vida, também é essencial cuidar da saúde mental”, pondera o médico intensivista e gerente médico do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Rubens Ribeiro.

Como manter a saúde em dia

Ter acesso a serviços de saúde e ambientes saudáveis é fundamental, mas também é muito importante que cada pessoa tenha consciência de que pode se cuidar. Algumas atitudes simples podem impactar positivamente na saúde, ajudando no equilíbrio entre corpo e mente. Elencamos algumas dicas preciosas que podem auxiliar na promoção da qualidade de vida:

· Beba bastante água - Para saber a média diária de consumo, multiplique 35 ml de água por cada quilo corporal. Para uma pessoa de 60 Kg, a média será dois litros de água por dia;

· Pratique atividade física regularmente - Três caminhadas de 30 minutos por semana, ao menos, podem fazer toda a diferença na disposição física, além de aliviar o estresse;

· Lave sempre as mãos - Intoxicação alimentar, hepatite A e resfriados podem ser evitados com esse simples gesto;

· Coma de forma saudável - Evite comidas com excesso de sal, gordura e açúcar;

· Não consuma álcool, cigarro e outras drogas - Elas têm potencial para causar problemas no coração, pulmões, fígado e cérebro, impactando diretamente o sistema nervoso e gerando crises de abstinência após períodos maiores em que não são utilizadas;

· Evite situações de estresse - Adicione atividades que te dão prazer;

· Use remédio apenas sob prescrição médica - A automedicação pode fazer mal. Sempre procure um médico quando houver suspeita de problemas de saúde.

Em tempos de pandemia do coronavírus, não tem como falar em promoção à saúde sem citar medidas de prevenção à doença. Por isso, Dr. Ribeiro ressalta que é fundamental

seguir os protocolos para evitar a transmissão do vírus: usar máscara em todos os ambientes; lavar as mãos com frequência até a altura dos punhos com água, sabão ou álcool gel 70%; manter distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos se for preciso sair (o melhor é ficar em casa); evitar aglomerações; manter ambientes limpos e bem ventilados; se estiver doente, evitar contato com outras pessoas e buscar orientações médicas.


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