Logon
Blog

Inauguramos nosso ambulatório e já somos referência em emergências e cirurgias

O ambulatório do Hospital Brasília Unidade Águas Claras foi aberto ao público dia 11 de janeiro de 2021

​​​​​​​​


Você sabe o que é um ambulatório? Muitas pessoas confundem esse serviço com o pronto-socorro (PS), mas, na realidade, ambos têm atuações bem diferentes. Afinal, diante de uma situação de emergência que envolve o risco de morte, você deve ligar para o SAMU ou ir direto para o PS. Já o ambulatório consiste em um ambiente voltado para o atendimento multiprofissional, nas diversas especialidades médicas, que proporciona aos pacientes a oportunidade de realizar tratamento ou dar continuidade a uma abordagem terapêutica já iniciada, bem como atuar na promoção à saúde.

“Entre os objetivos do atendimento ambulatorial estão a integração dos diversos serviços de saúde – da atenção básica até a especializada – e a implementação de ações e atividades voltadas às linhas de cuidado para doenças cardiovasculares e neurológicas, entre tantas outras", pontua o Dr. Rubens Ribeiro, intensivista e gerente médico do Hospital Águas Claras.

Nesse local será oferecido um atendimento médico conveniente, rápido e acessível, sem que o tempo de espera seja muito demorado. Vale destacar que isso não significa que o tratamento médico ficará comprometido ou apressado, pois o paciente terá a mesma qualidade de atendimento de saúde que espera de qualquer clínica da Rede Ímpar.

O ambulatório do Hospital Águas Claras é diferente dos demais

Nossa estrutura organizacional é extremamente moderna e tecnológica, capaz de integrar as informações do paciente, que ficam acessíveis a todos os setores do hospital em apenas um clique. Isso porque o Hospital Águas Claras é uma unidade paperless, ou seja, todos os processos do paciente são feitos on-line, sem a utilização de papéis, e de forma automatizada. Assim, tudo é monitorado em tempo real, desde o momento da admissão até a alta médica, o que agiliza o atendimento, permitindo a padronização dos processos e a integração das áreas do hospital e garantindo um melhor acompanhamento dos indicadores de desempenho da instituição. Além de tudo isso, estamos ajudando o meio ambiente! Incrível, não é mesmo?

Nossa equipe multidisciplinar é altamente especializada e é composta por médicos de diferentes especialidades, como cirurgia geral; cirurgia cardiovascular; neurologia clínica e cirúrgica; ginecologia; pediatria; clínica médica e anestesiologia, entre várias outras. Isso proporciona um atendimento multiprofissional, diferenciado, de maior qualidade e com melhores possibilidades de interseção entre os especialistas. Afinal, múltiplos objetivos na saúde exigem diferentes abordagens!

Nossos equipamentos são diferenciais, uma vez que dispomos de sistema eletrônico que integra os diversos atendimentos recebidos pelo paciente, tanto no âmbito ambulatorial como no hospitalar, permitindo o compartilhamento de informações entre todas as equipes que acompanham o paciente.

Conheça as especialidades do nosso ambulatório

O nosso ambulatório oferece uma variedade de especialidades, o que o torna uma opção desejável para os cuidados com a saúde. Confira a lista das dez áreas de atuação confirmadas até o momento:

  1. Cardiologia

  2. Cirurgia bariátrica

  3. Cirurgia cardíaca

  4. Cirurgia de cabeça e pescoço

  5. Cirurgia do aparelho digestivo

  6. Cirurgia geral

  7. Cirurgia torácica

  8. Cirurgia vascular

  9. Clínica Médica

  10. Endocrionologia

  11. Gastroenterologia

  12. Ginecologia

  13. Hematologia

  14. Mastologia​

  15. Medicina Intervencionista

  16. Nefrologia

  17. Obstetrícia

  18. Oncologia

  19. Ortopedia

  20. Pediatria

  21. Proctologia

  22. Reumatologia

  23. Urologia

​Como temos o objetivo de expandir nossa área de atendimento, já estamos estudando a possibilidade de adicionar pelo menos outras dez especialidades a essas! Fique ligado nas nossas redes sociais para conferir o andamento desse processo.

A importância desse serviço

O Dr. Rubens Ribeiro destaca que a vantagem de o paciente poder contar com um atendimento ambulatorial é garantir o seguimento do seu tratamento de forma contínua, podendo realizar diagnósticos com especialistas, além de contar com os serviços já prestados pelo Hospital Águas Claras – como o PS, as Unidades de Internação e o parque tecnológico avançado de diagnóstico, entre outros.

“Com o nosso ambulatório, possibilitamos uma abordagem multiprofissional nas diversas especialidades médicas, estimulando a integração entre a atenção básica à saúde e o atendimento hospitalar especializado e implementando ações e atividades voltadas para as linhas de cuidados definidas na Rede Ímpar, considerando os fluxos de referência e contrarreferência", finaliza o intensivista e gerente médico do Hospital Águas Claras.



Veja mais