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Imunidade e intestino: qual a relação?

Cuidar do sistema intestinal pode proteger contra doenças

Você sabia que o bom funcionamento do intestino é um grande aliado da imunidade? Sim, isso mesmo. Por isso, é preciso bastante atenção e empenho para cuidar bem do intestino, mantendo o equilíbrio e a saúde. Vamos entender, nessa edição, como funciona o órgão e o que fazer no dia a dia a fim de contribuir para a melhora de seu funcionamento. A Dra. Zuleica Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília Unidade Águas Claras e coordenadora do Nedic, explica sobre o assunto. Leia mais!

Como funciona o intestino

Antes de esclarecer qual a relação do intestino com a imunidade, vamos entender como ele funciona.

O intestino é um órgão em formato de tubo que começa no final do estômago e termina no ânus. Ele desempenha a função de absorver e digerir os alimentos e nutrientes e de absorver a água. E, ao final do processo, o intestino elimina substâncias nocivas, como os resíduos e as toxinas.

O órgão abriga milhões de microorganismos, que formam a chamada flora intestinal ou microbiota. Ela, por sua vez, cria uma barreira contra invasores, como bactérias e vírus, aumentando, assim, a defesa do corpo.

Aqui é importante fazer uma observação especial em relação ao funcionamento do intestino durante a gestação: ele fica mais lento devido a uma maior produção de progesterona, situação um pouco parecida ao que acontece no período pré-menstrual. Por isso, é preciso realizar ações que melhorem a velocidade do funcionamento do intestino, de modo que sejam reduzidos os esforços para a evacuação. Assim, com o intestino funcionando bem e de modo equilibrado, a gestante terá mais conforto, e haverá aumento da imunidade.

De acordo com a Dra. Zuleica Bortoli “um hábito intestinal saudável consiste em evacuações com fezes normais, com a frequência que pode variar entre uma a duas vezes ao dia, até um a cada dois dias. Algumas variações podem ocorrer, a depender da alimentação de cada pessoa".

​Mas qual a relação entre a saúde intestinal e a imunidade?

A importância do sistema gastrointestinal é que a grande quantidade de células imunológicas que estão nele, cerca de 70% do sistema imunológico, concentra-se no intestino. Isso porque, como já foi mencionado, a flora intestinal é composta por microrganismos capazes de combater vírus e bactérias.

A flora intestinal pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com os hábitos e as alterações em fases da vida. Essas mudanças podem ocorrer devido à idade, a doenças, à alimentação, ao uso de medicamentos, ao estilo de vida e ao estresse.

Mas, para que o mecanismo funcione bem, é necessário que a flora esteja saudável e equilibrada, permitindo que as bactérias boas possam combater as nocivas. E aí está a fundamental importância em cuidar para manter esse sistema em bom funcionamento.

Por isso, vamos listar alguns hábitos para você incluir na rotina e melhorar a saúde do sistema gastrointestinal. Confira!

Dicas sobre como cuidar da saúde do intestino

​De acordo com a Dra. Zuleica Bortoli “um bom funcionamento do intestino, estimulado por bons hábitos alimentares, contribui favoravelmente para manter uma microbiota intestinal saudável". Por outro lado, alimentos industrializados ou com poucas fibras podem prejudicar o intestino.

“Mantendo hábitos alimentares saudáveis, realizando atividade física regularmente, cuidando da hidratação e evitando medicamentos sem prescrição médica", explica a médica.

Veja alguns hábitos que podem contribuir para a saúde do intestino.

Busque alimentos prebióticos e probióticos - Isso porque esses alimentos    contêm fibras e as bactérias que fazem bem ao intestino, fortalecendo a flora intestinal. As fibras podem ser encontradas nos vegetais em geral.

Mastigue bem os alimentos - Uma rotina que pode ser bem simples e gera muitos benefícios é mastigar bem os alimentos. A prática facilita a deglutição e melhora a saúde intestinal por auxiliar a digestão dos alimentos.

Evite alimentos processados - Evite os alimentos processados e industrializados, além de consumir mais alimentos naturais. A alimentação está diretamente relacionada à imunidade e à saúde intestinal. Por isso, inclua legumes, frutas e verduras na dieta.

Controle o estresse - O estresse pode influenciar no sistema digestivo e prejudicar o bom funcionamento da flora intestinal; assim, busque formas de manter uma rotina menos estressante. Dessa forma, procure um tempo de lazer, de relaxamento, além de prezar mais organização, por exemplo.

Beba água - Consumir pouca água pode provocar o ressecamento das fezes e prejudicar a evacuação. Além disso, pode causar dores e desconforto no estômago. Beba dois litros de água ao dia e contribua assim, com a melhora do funcionamento intestinal.

​Nedic

O Hospital Brasília dispõe do Núcleo Especializado em Doenças Intestinais Complexas (Nedic), totalmente dedicado ao paciente com doenças intestinais graves, crônicas e complexas. Durante a internação hospitalar, os médicos das especialidades de gastroenterologia, de proctologia e de nutrologia fazem um acompanhamento aos pacientes em conjunto.

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