Logon
Blog

Clínico geral: entenda sua função e quando procurar

Com visão integrada da avaliação clínica do paciente, esse profissional pode conduzir o tratamento ou indicar o especialista mais adequado para cada caso.

​Você tem o hábito de se consultar regularmente com um médico? Manter em dia os exames de rotina e acompanhar com mais atenção possíveis alterações do seu estado de saúde é fundamental para se viver bem. Ou, ainda, quando o seu corpo já deu algum sinal de que algo está errado, é necessário procurar ajuda médica. Mas, por onde começar? O clínico geral é um médico que consegue ter uma compreensão integral sobre o funcionamento do corpo humano. Afinal, ele se graduou em Medicina e passou por todas as etapas da formação acadêmica para finalmente poder exercer a profissão. Portanto, tê-lo como um aliado e realizar uma consulta anualmente com esse especialista pode trazer mais saúde e longevidade para você. Vamos entender melhor como esse profissional atua?

O que faz um clínico geral?

O clínico geral é um profissional apto a avaliar o estado geral de saúde do paciente. Por meio de avaliações clínicas, relato do paciente e exames laboratoriais ou de imagem, o clínico geral pode chegar a um diagnóstico e conduzir o tratamento. Em outros casos, ele pode encaminhar a pessoa em tratamento para o atendimento com o especialista. Portanto, entende-se que um clínico geral é, ou deveria ser, o primeiro profissional a ser procurado quando buscamos um atendimento ambulatorial, ou seja, são aqueles casos em que não é necessário atendimento emergencial nem internação imediata.

Segundo o Dr. Brenner Florencio Alves, clínico geral do Hospital Águas Claras, profissionais como ele são comumente procurados para identificar sintomas, conduzir o tratamento ou encaminhar os pacientes à especialidade correta quando necessário. “Ele consegue entender o corpo humano como um todo e tem a capacidade de atender às queixas globalmente. Na grande maioria das vezes, um bom clínico é bem resolutivo nas demandas”, complementa.

Que doenças podem ser diagnosticadas pelo clínico geral?​

A verdade é que o clínico geral é um grande investigador de quadros patológicos. Isso porque ele é a primeira opção para o cuidado com a saúde. Normalmente é ele quem procuramos antes de buscar outros profissionais especializados em determinadas partes do corpo. Sua atenção básica é muito importante, pois estabelece uma relação contínua de confiança com a pessoa em tratamento, muitas vezes porque conhece o histórico de quem acompanha. Essa prática é essencial para a prevenção de doenças e a tomada de decisão para o tratamento precoce de certas enfermidades.

Sendo assim, a verdade é que existe uma lista imensa de doenças que podem ser identificadas por um clínico geral. E costumam ser as patologias com maior incidência na população.

São elas:

●       anemia

●       diabetes

●       doenças cardíacas

●       alergias

●       gastrite

●       refluxo

●       depressão leve

●       infecções em geral: de pele, intestinais, urinárias

●       dores nas costas

●       dores nas articulações

●       doenças de pele mais comuns como micoses, dermatites, urticária

●       dores de cabeça

●       pressão alta ou baixa, incluindo o acompanhamento

Além disso, o clínico geral também cumpre um papel importante como etapa antecedente a alguns procedimentos. Logo, também vale consultar um clínico geral antes de qualquer cirurgia, para iniciar uma atividade física ou quando os sintomas não são muito claros.

Quais são os exames que o clínico geral solicita?​

O clínico geral é aquele médico que deve ser o amigo da vida toda, pois uma relação consolidada otimiza os processos de atenção primária à saúde. Afinal, um médico que acompanha o seu histórico de saúde poderá ter maior assertividade no momento de receitar remédios e analisar exames. Uma vez que o clínico geral, costumeiramente, recomenda a realização de exames laboratoriais mais generalistas, saber analisar, com minuciosidade, os dados apresentados pode fazer muita diferença no diagnóstico e encaminhamento do paciente.

Alguns dos exames mais pedidos pelo clínico geral são aqueles popularmente chamados de “exames de rotina”: hemograma, glicemia em jejum, exames de fezes e urina. O Dr. Brenner listou 22 exames que podem ser solicitados.

Exames laboratoriais:

1- Hemograma completo

2- eas / urocultura

3- Glicemia de jejum

4- HB glicada

5- Insulina basal

6- Lipidograma

7- Ureia / creatinina / Ac úrico

8- TGO / TGP

9- Bilirrubinas totais e frações

10- TSH / T4 livre

11- Vit b12 / Vit d 25 OH

12- Fe / Ferritina

13- metabolismo do ferro

14- Sorologia Hepatite A / B / C

15- Sorologia VDRL / HIV

16- Na / K / Ca

17- PCR

18- EPF / sangue oculto nas fezes

Quando se deve procurar um clínico geral?

A resposta para essa pergunta é quase óbvia: diante de qualquer sintoma. Quando o corpo manifesta indício de que as coisas não estão indo muito bem, o clínico geral tem o papel importante de reconhecer os sinais. Afinal, nem sempre uma dor de cabeça – ou qualquer outro sintoma – é o reflexo de uma mesma disfunção.

“Na consulta com o clínico geral, o paciente deve abordar qualquer demanda, pois esse profissional tem habilidade suficiente para entendê-la e, se possível, resolvê-la. Em casos de maior complexidade, ele encaminha para a especialidade mais adequada”, é o que explica o médico.

Nesse sentido, o clínico geral, quando consultado regularmente, é capaz de conhecer todos os detalhes do funcionamento do seu corpo e perceber, por exemplo, a sua predisposição a doenças, alergias e aspectos diversos, como influência da família, condições sociais e até o perfil psicológico. Desse modo, a consulta com o clínico geral reduz os gastos com especialidades que nem sempre são necessárias.

No Centro Médico do Hospital Águas Claras, contamos com clínicos gerais para fazer atendimento e orientar o paciente sobre a melhor forma de conduzir o tratamento. Para agendar a sua consulta, ligue: (61) 3052-4600.​



Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .