Logon
Pacientes e Visitantes

Serviço

Centro de Oncologia

​​​​​​​Oferecer o melhor ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento, é uma missão da Rede DASA. E os modernos Centros de Oncologia do Hospital Brasília e do Hospital Brasília Unidade Águas Claras fazem parte dessa missão.  

Os espaços possibilitam uma jornada de cuidados integral do paciente por estarem ligados à Rede DASA de Oncologia, um verdadeiro ecossistema de saúde que permite um atendimento multiprofissional, com o envolvimento de diferentes especialidades. Isso quer dizer que o paciente oncológico pode contar com um sistema de apoio completo, composto por consultas ambulatoriais, ​diagnósticos realizados pelo Laboratório Exame, tratamento oncológico, cirurgia, atendimento em pronto-socorro e UTI.​​

​​​​​​​​​​​​​​​​Que tipos de câncer são tratados?

Os Centros de Oncologia do Hospital Brasília e do Hospital Brasília Unidade Águas Claras estão preparados para cuidar de todos os tipos de tumores. 

  • Câncer de mama 
  • Câncer de pulmão 
  • Tumores gastrointestinais (estômago, esôfago, pâncreas, intestino e ânus) 
  • Tumores ginecológicos 
  • Tumores urológicos (próstata, rim, bexiga e testículos) 
  • Câncer de cabeça e pescoço  Tumores do sistema nervoso central (cérebro) 
  • Tumores de pele, incluindo melanoma 
  • Tratamento de tumores hematológicos (linfomas e leucemias)​​

​​​​​​​​​​​​Quais são os tipos de tratamento?

Os centros de oncologia oferecem diferentes e modernos tratamentos contra o câncer. 

Imunoterapia - Tratamento biológico que potencializa o sistema imunológico, de modo a estimular o organismo a combater sozinho o câncer.

Terapias-alvo - Por meio de drogas, esse tratamento mira as células cancerígenas, evitando danos às células normais.  

Quimioterapia - Visa à destruição das células doentes e é feita com medicamentos que são levados pela corrente sanguínea para todas as partes do corpo. Com isso, a quimioterapia pode também impedir que as células cancerígenas se espalhem pelo organismo. 

Onco-hematologia - Nos centros de oncologia, também são tratadas as doenças hematológicas, ou seja, aquelas que ocorrem no sangue. Isso envolve tanto doenças benignas – como as anemias e alterações nas plaquetas, nas células da imunidade e na coagulação – quanto malignas, que atingem o tecido hematopoiético e linfoide do sangue. Pacientes com doenças hematológicas malignas são atendidos pelos nossos especialistas em onco-hematologia, com expertise no tratamento de leucemias, linfomas, mielomas múltiplos e outras neoplasias do sangue. 
Os tipos de tratamento ministrados em pacientes com doenças onco-hematológicas são os mesmos realizados em pacientes com tumores sólidos: medicamentos endovenosos, quimioterápicos e imunoterapia, além de controle da dor, do enjoo e de outros efeitos colaterais. O Hospital Brasília também realiza transplante de medula óssea (TMO), para tanto, dispõe de uma estrutura com dez leitos para internação idealizados para proteger os pacientes imunossuprimidos, em ambientes com filtro HEPA nos sistemas de ar-condicionado e filtragem especial da água, além de outros cuidados. 

Diferenciais  

Os Centros de Oncologia do Hospital Brasília e da Hospital Brasília Unidade Águas Claras foram projetados para oferecer o máximo de conforto e bem-estar ao paciente oncológico em toda a sua jornada, do acolhimento à saída.  Confira alguns diferenciais:

  • Navegador de cuidados - Profissional responsável por toda a linha de cuidado do paciente que agiliza a marcação de consultas, exames, diagnósticos, laudos anatomopatológicos e toda a integração do paciente ao sistema. Durante os agendamentos, o navegador leva em consideração o conforto e a comodidade do paciente oncológico. Por exemplo: caso seja necessário colher sangue um dia antes da quimioterapia, o navegador agenda uma coleta domiciliar, para evitar que o paciente precise sair duas vezes de casa.
  • ​Serviço de Uber para quem mora longe - Caso o paciente more longe do hospital, é disponibilizado, gratuitamente, o serviço de Uber, para que ele possa se deslocar com conforto para consultas, tratamentos e exames. 
  • Cuidados para evitar contato - Os horários de atendimento do paciente oncológico são marcados de modo a evitar contato com outros pacientes. Também para impedir aglomerações, o paciente oncológico tem um ambiente de recepção exclusivo. 
  • Discussão dos casos em tumor board - Reuniões sistemáticas com médicos de diferentes especialidades que analisam cada caso, de modo a oferecer um atendimento personalizado e permitir discussão única acerca das peculiaridades da saúde de cada paciente.
  • ​Manutençã​o da autoestima dos pacientes - Dispositivos que contribuem para manter a autoestima de pacientes em tratamento, como toucas que evitam a queda de cabelo para pacientes em quimioterapia.
  • E​quipe de bem-estar e qualidade de vida - O paciente oncológico é acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar focada em possíveis efeitos colaterais, psicológicos ou físicos, de modo a iniciar o tratamento o mais rápido possível e possibilitar bem-estar ao paciente. 
  • Box de infusão isolado e personalizado - Para a segurança e o bem-estar do paciente, o box de infusão – onde ele recebe os medicamentos contra o câncer – é disposto de forma isolada em relação aos demais, a fim de manter distância de outros pacientes. Cada indivíduo tratado tem uma equipe multidisciplinar à disposição, incluindo nutricionista, psicólogo e enfermeiro oncológico. Saiba mais sobre o Centro de Infusão. 
  • ​​Integração com ampla rede de oncologia - Aqui a jornada de cuidados com o paciente oncológico é completa graças à integração com a extensa rede de oncologia dos hospitais. Assim, ele tem tudo de que precisa, do diagnóstico ao tratamento, incluindo cirurgias e transplante de medula óssea (TMO). É uma nova perspectiva de cuidado médico em oncologia.

Corpo clínico

O centro tem uma equipe completa de profissionais especializados no atendimento do paciente oncológico. ​​Além do atendimento ao paciente, os familiares também receberão toda a orientação necessária para o sucesso do tratamento.​​

Dr. Fernando Vidigal - Oncologista Clínico e Coordenador Médico da Dasa na Oncologia Brasília
Dra. Andresa Melo - Coordenadora do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Dasa Brasília
Dr. Bruno Wance - Oncologista Clínico​
Dr. Diogo Kloppel - Hematologista​