Logon
Sobre Nós

Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento - Regional Brasília

Atividades de educação, pesquisa e aperfeiçoamento técnico

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A Coordenação de Ensino, Pesquisa e Treinamento da Rede Dasa Brasília se destina a coordenar, organizar, fomentar e avaliar a educação e a pesquisa como ferramentas para aquisição e manutenção da qualidade assistencial no Hospital Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Maternidade Brasília, focadas prioritariamente nas atividades de educação médica.​​

Capturar.PNG

​​​​​​Pesquisa em Saúde

A Dasa tem um novo portal para pesquisas. Nele você encontra todas as informações necessárias para iniciar sua pesquisa conosco. 

Clique aqui e confira. 


​​​​​​Submissão de Projetos

​Nesta página, você encontra todos os documentos necessários para inserir seu projeto de pesquisa na Regional Brasília, além da ferramenta de upload.

Os estudos que necessitarem de suporte do Centro de Pesquisa do hospital serão avaliados pelo coordenador desse setor  para a classificação do apoio a ser dado.

1.     Modelo Estruturado de Projeto de Pesquisa

Esse documento serve como modelo documental do projeto de pesquisa.

2.       Folha de rosto assinada

Esse documento deverá ser baixado da Plataforma Brasil e assinado pelo pesquisador responsável.

3.       Termo de Compromisso e Confidencialidade

Deverá ser assinado pelo pesquisador responsável.

4.       Orçamento

Deverá conter todos os gastos estimados na referida pesquisa.

5.       TCLE se necessário

6.       TCLE para Responsáveis Legais

Para casos de responsáveis legais.

7.       Dispensa do TCLE

8.       Cronograma

Esse documento serve como modelo documental de cronograma do projeto.

9.       Termo de Anuência do Gestor da Área

Esse documento deverá ser assinado pelo gestor da área para a qual será realizada a pesquisa.

10.   TALE, se necessário

Esse documento destina-se a participantes crianças, adolescentes ou pessoas legalmente incapazes que consigam ler e compreender o documento.

11.   Termo de Coparticipação Institucional

Esse documento deverá ser assinado pelo diretor técnico da unidade para a qual será realizada a pesquisa.

12.   Declaração do Hospital de Retaguarda

Esse documento indica qual hospital servirá de retaguarda assistencial para atendimento dos participantes da pesquisa em caso de necessidade.

​​​​​​Estágios em Medicina

Estágio Eletivo em Residência Médica

Os hospitais Dasa em Brasília disponibiliza vagas para estágio eletivo em diversos serviços para as Instituições conveniadas.

Estágio Eletivo Acadêmico (internato)
Os hospitais Dasa em Brasília disponibiliza vagas para estágio eletivo em diversos serviços para as Instituições conveniadas.​

​​​​​​Anestesiologia

No Distrito Federal, a Rede Dasa possui três hospitais: o Hospital Brasília (Lago Sul), o Hospital Brasília Unidade Águas Claras e a Maternidade Brasília. Fundado em 1987, o Hospital Brasília está localizado no Lago Sul e é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências e atendimentos eletivos e de alta complexidade.

Ao longo do tempo, o hospital tornou-se referência no atendimento das linhas de cuidado de alta complexidade, em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, e segue protocolos internacionais. Tanto o hospital quanto o próprio Serviço de Anestesia possuem acreditação Diamante na metodologia QMentum International™.

A instituição é pioneira na realização de transplante de órgãos sólidos e referência em transplante de medula óssea autólogo e alogênico e possui vasta experiência também em cirurgias robóticas, inclusive como centro formador.

Prezamos pela interdisciplinaridade, humanização e pelo cuidado focado no paciente, colocando-o sempre no centro do cuidado, tanto que nosso princípio fundamental é “Atenção ao ser humano em primeiro lugar".

O centro cirúrgico conta com 12 salas operatórias e parque tecnológico moderno e altamente especializado, preparado para a realização de procedimentos complexos nas mais diversas especialidades cirúrgicas (transplante de órgãos sólidos, neurocirurgia, ortopedia, oncologia etc.).

Contamos com 52 médicos anestesiologistas, todos membros titulares da Sociedade de Anestesiologia do Distrito Federal (Sadif) e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), portadores de Título de Especialista em Anestesiologia (TEA/SBA) e alguns com o Título Superior em Anestesiologia (TSA/SBA).

Nossa proposta é oferecer um treinamento de excelência, em que espelhe na formação do residente nossa visão, missão e valores e proporcione experiências clínicas, humanas e tecnológicas que tornarão sua formação realmente ímpar.


​​​​​​Ginecologia e Obstetrícia

Insira o texto aqui​.

​​No Distrito Federal, a Dasa possui três hospitais: o Hospital Brasília (Lago Sul), o Hospital Brasília Unidade Águas Claras e a Maternidade Brasília. Inaugurada em 2012, a Maternidade Brasília possui uma trajetória na construção de uma instituição de saúde voltada para o atendimento de excelência materno-fetal, tendo como focos principais a hum​​anização e o paciente no centro do atendimento.

Atualmente, a maternidade realiza em torno de 500 partos por mês, com completa estrutura, o que inclui UTI Neonatal e materna e políticas e protocolos voltados para a promoção do parto normal, com salas de parto exclusivas e humanizadas. A instituição promove, de maneira contundente, o aleitamento materno e conta com um banco de leite certificado como padrão ouro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

A Maternidade Brasília foi o primeiro hospital privado do DF a incentivar a ordenha do leite materno à beira do leito e permite a presença da mãe ou do pai 24 horas na UTI Neonatal. A instituição realiza, ainda, um importante número de cirurgias ginecológicas de pequena e média complexidade, conta com um moderno centro clínico para acompanhamento ambulatorial, com uma média de 6 mil atendimentos por mês em várias especialidades ligadas à saúde da mulher, e possui acreditação na metodologia QMentum International.

Fundado em 1987, o Hospital Brasília está localizado no Lago Sul e é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências, atendimento eletivo e de alta complexidade.

Ao longo do tempo, a instituição tornou-se referência no atendimento das linhas de cuidado de alta complexidade, em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, segue protocolos internacionais e possui acreditação Diamante na metodologia QMentum International™.

Nesse hospital, pacientes com enfermidades de alta complexidade ginecológica são atendidas, incluindo cirurgias gineco-oncológicas e cirurgias robóticas.

Na rede, possuímos dois grandes prontos-socorros com atendimento em ginecologia e obstetrícia que acolhem as emergências dessas especialidades.

Você terá um campo de treinamento completo, que vai contemplar desde situações altamente prevalentes e fundamentais no dia a dia da especialidade até experiências em casos extremamente complexos tratados com o que há de mais moderno em nossa especialidade.


​​​​​​Terapia Intensiva Pediátrica

No Distrito Federal, a Rede Dasa possui três hospitais: o Hospital Brasília (Lago Sul), o Hospital Brasília Unidade Águas Claras e a Maternidade Brasília.

Fundado em 1987, o Hospital Brasília está localizado no Lago Sul e é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências e atendimentos eletivos e de alta complexidade. Ao longo do tempo, o hospital tornou-se referência no atendimento das linhas de cuidado de alta complexidade, em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, e segue protocolos internacionais, além de possuir acreditação Diamante na metodologia QMentum International™.

A instituição é pioneira na realização de transplante de órgãos sólidos e referência em transplante de medula óssea autólogo e alogênico.

A UTI Pediátrica do Hospital Brasília oferece serviços e assistência integrada à saúde da criança. Ao longo dos anos, tornou-se referência em cuidados intensivos para cirurgia cardíaca neonatal e pediátrica, neurocirurgia e oncologia pediátrica.

A infraestrutura das unidades conta com recursos, equipamentos e tecnologia de ponta e oferece segurança para os pacientes, com cuidado humanizado, e uma equipe multidisciplinar capacitada para uma assistência de qualidade.

O Centro de Referência em Pediatria oferece atendimento especializado, incluindo a elaboração de diagnóstico, procedimentos e tratamentos intensivos para pacientes de alta complexidade.

Com o constante compromisso com a segurança e a qualidade de nossos processos, seguimos padrões rigorosos estabelecidos por sistemas de certificações nacionais e internacionais e instrumentos que contribuem para a melhoria contínua de nossos serviços, buscando constantemente excelência e inovação em serviços.

Além de contarmos com o que existe de melhor e mais moderno no atendimento da criança grave, nosso diferencial continua sendo a humanização do atendimento e da assistência, além do compromisso com a segurança de cada cliente, atuando sempre para manter o paciente no centro do cuidado.​​

​​​​​​Terapia Intensiva Adulto

No Distrito Federal, a Rede Dasa possui três hospitais: o Hospital Brasília (Lago Sul), o Hospital Brasília Unidade Águas Claras e a Maternidade Brasília. Fundado em 1987, o Hospital Brasília está localizado no Lago Sul e é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências e atendimentos eletivos e de alta complexidade.

Ao longo do tempo, o hospital tornou-se referência no atendimento das linhas de cuidado de alta complexidade, em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, e segue protocolos internacionais, além de possuir acreditação Diamante na metodologia QMentum International™. A instituição é pioneira na realização de transplante de órgãos sólidos e referência em transplante de medula óssea autólogo e alogênico.

​O Hospital Brasília possui duas modalidades de especialização em terapia intensiva: a Residência Médica, regulamentada pelo MEC, e o Programa de Especialização em Medicina Intensiva,  regulamentado pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva, ambos com acesso direto da graduação em medicina e duração de três anos.​

O corpo de preceptores tem grande experiência na área de educação e renome nacional e atua há anos na formação de intensivistas em Brasília e em outros estados. Recebemos profissionais em busca de especialização de vários centros do país, o que cria uma boa oportunidade de networking.

Contamos com seis UTIs nas três unidades hospitalares da rede que contemplam leitos especializados para UTIs Materna, Cardiológica, Neurológica e Geral.

Em 2020, foi criado o Núcleo de Assistência Ventilatória, formado por um grupo multidisciplinar com forte atuação em terapia intensiva, voltado para o estudo e a implementação de técnicas avançadas de ventilação mecânica em pacientes de elevada complexidade.

Em nossas instituições, o residente terá acesso ao que há de mais moderno na terapia intensiva, com forte treinamento em monitorização hemodinâmica avançada, ventilação mecânica, ultrassonografia point of care e ECMO, por exemplo. Outro ponto forte é a oportunidade de produção científica. Os staffs da UTI participam de inúmeros trials de pesquisa multicêntricos, nacionais e internacionais. O ambiente é propício para o desenvolvimento de pesquisas internas, algumas delas lideradas pelos próprios residentes seniores. O programa conta ainda com convênios com grandes serviços de terapia intensiva, no Brasil e alguns no exterior, com possibilidade de estágios eletivos.








Endereço: SHIS QI 15, conjunto G, Ed. Centro Médico Brasília, 2º Subsolo.

Email do Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento: cet.hbr@dasa.com.br.

Email da Comissão da Residência Médica (COREME): coreme.hbr@dasa.com.br 

Horário de atendimento: Comercial.

Em período de isolamento social, o contato deve ser feito por telefone ou e-mail.​