Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Uroginecologia: o que trata e quando procurar

A uroginecologia é mais uma especialidade que cuida da saúde da mulher. Saiba do que trata o uroginecologista e quando buscar por esse profissional.
EHB
Equipe Hospital Brasília - Equipe Hospital Brasília Atualizado em 10/04/2023

O sistema urinário feminino tem particularidades que necessitam de cuidados específicos. A área de atuação da medicina que cuida de complicações que acometem especificamente o trato urinário feminino é chamada de uroginecologia. No blog de hoje, o Dr. Marcus de Paula, ginecologista e uroginecologista do Hospital Brasília, fala sobre a uroginecologia, especialidade que assim como a ginecologia, exerce papel importante na manutenção da saúde feminina.

O que é uroginecologia?

A uroginecologia é uma área de atuação em comum da urologia e da ginecologia que estuda, previne, detecta e trata alterações do assoalho pélvico, que inclui órgãos como bexiga, uretra, útero, vagina, intestino e reto. Essa área cuida principalmente de prolapsos e incontinência urinária.

Quais profissionais atuam como uroginecologistas?

Uma vez que a uroginecologia está ligada à urologia e à ginecologia, para atuar na área é necessário concluir a graduação em medicina, se especializar em uma dessas áreas e então se dedicar à área específica de atuação. Segundo o Dr. Marcus, “existem programas de especialização em urologia feminina e uroginecologia". Profissionais formados em fisioterapia também podem se aperfeiçoar em fisioterapia uroginecológica, subárea que cuida de complicações no assoalho pélvico.

O uroginecologista é o urologista para mulher?

O médico explica que o uroginecologista não é o urologista para mulheres. “Cuidamos, principalmente, dos casos de prolapsos genitais (quando os órgãos pélvicos “caem" e formam uma espécie de baú em cima da vagina) e incontinência urinária. A urologia é uma especialidade mais ampla com tratamento para doenças do sistema urinário, que inclui cálculos e até mesmo cânceres, podendo ter a urologia feminina como uma das áreas de atuação", descreve.

Quando procurar por um uroginecologista?

O primeiro sinal de que é preciso procurar um uroginecologista é a perda involuntária de urina ou uma sensação de bola na vagina, além de infecções urinárias de repetição.

“Sintomas como dificuldade ou dor ao urinar também podem indicar a necessidade de consultar esse profissional", completa o especialista do Hospital Brasília.

Quais tratamentos o uroginecologista conduz?

Quando o paciente apresenta sinais de problemas uroginecológicos, para apoiá-lo no diagnóstico, o médico pode solicitar exames laboratoriais e de imagem, cistoscopia (analisa a uretra e a bexiga) e estudo urodinâmico (verifica se a bexiga está armazenando líquido adequadamente).

O uroginecologista conduz tratamento de problemas como:

  • flacidez vaginal;

  • infecção urinária;

  • perda involuntária de urina;

  • prolapso genital (popularmente chamado de bexiga caída);

  • síndrome da bexiga dolorosa.

Quanto à abordagem, o Dr. Marcus explica que varia de acordo com a enfermidade e a saúde do paciente, sendo que na uroginecologia as abordagens mais comuns se dão por medicamentos e intervenções cirúrgicas.

“A cirurgia pode ser necessária nos casos de prolapso e incontinência urinária, bem como as medicações. Além disso, a fisioterapia também é um importante aliado neste tratamento", finaliza.

Atendimento ambulatorial

A saúde feminina precisa de atenção e cuidados específicos. Por isso, mantenha suas consultas e exames periódicos em dia. Caso surja algum desconforto ou alteração, relate ao seu ginecologista. 

Você pode agendar sua consulta por meio de nossa Central de Agendamento Online ou pelo telefone (61) 4020-0057.

Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília
Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília