Logon
Blog

Semana da Saúde

Você sabia que o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, existe desde 1950?

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de trazer à tona discussões importantes que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo.

Isso porque a cada ano um tema diferente é escolhido, fato que resulta nos mais diversos trabalhos de conscientização e expõe questões de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção. Alguns dos temas já trabalhados nos últimos anos foram o combate à diabetes, hipertensão, depressão, doenças causadas por vetores, envelhecimento saudável, entre outros. 

O mais interessante é que, um dia antes, 6 de abril, são comemoradas outras duas datas muito importantes para a área da saúde: Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Por isso chamamos essa semana de Semana da Saúde!

Dicas para viver melhor durante o período da quarentena

No momento de isolamento social em que estamos é válido ressaltar que, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, “a atividade física representa todo e qualquer movimento corporal que consome energia. Ela pode ser divertida e praticada de várias maneiras e reduz o risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta, diabetes, câncer de mama e do cólon (intestino), infarto, ganho de peso, quedas e depressão. Além disso, ela lhe dá uma sensação de bem-estar e ajuda a prolongar a vida saudável”.

Já que o assunto é qualidade de vida, conversamos com a Dra. Jamilly Drago, endocrinologista do Hospital Brasília, que ressaltou alguns pontos importantes sobre essa semana em especial – que se dá justamente em meio a um momento tão delicado da saúde mundial. A médica começa destacando que nesse período em casa é importante aumentar o consumo de vitaminas e nutrientes, através do consumo incrementado de frutas, legumes, ovos e outras fontes de proteínas, como carnes magras e cogumelos. Outro hábito importante é evitar produtos industrializados.

A Dra. Jamilly Drago sugere uma simples atividade diária, que também deve ser sua prioridade nesses dias: tomar alguns minutos de sol na varanda, no quintal, na janela, enfim, aonde for possível – desde que você permaneça dentro de casa, como é a recomendação. “Assim, você melhora a produção da vitamina D, essencial para o bom funcionamento do organismo e para a saúde dos ossos”.

Com a quebra da rotina, disseminação de tantas notícias e novos cuidados de higiene obrigatórios, devemos fazer o possível para manter um equilíbrio emocional e evitar o aumento do stress. “Não entre em pânico. Busque ler mais livros, por exemplo, e ter boas noites de sono e descanso”, ressalta a endocrinologista. Ela ainda comenta que exercícios simples podem, além de te distrair, auxiliar na manutenção do condicionamento físico, como abdominais, alongamentos ou até mesmo brincar de pique com as crianças. “Pode ser interessante utilizar as fontes da internet, uma vez que há vários vídeos orientado exercícios que podem ser feitos em casa”.

Nessa semana de datas tão importantes, reflita sobre o que você tem feito pela sua saúde. Quais hábitos você tem cultivado? Como você tem tratado o seu corpo? Tem priorizado “ouvir” e entender seus sentimentos? Está cultivando pensamentos positivos? Saber essas respostas pode te ajudar a tomar decisões melhores.


_________________________________________________________________________

Sobre a Rede Ímpar

Somos uma rede de sete Hospitais, reconhecidos por acreditadoras nacionais e internacionais que certificam a qualidade do atendimento prestado em nossas instituições. Estamos presentes em importantes cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Niterói. Nosso foco é oferecer excelência em atendimento e segurança, sempre priorizando o bem-estar do paciente.

Sobre o Hospital Brasília

Nossa instituição é referência em transplantes e tratamentos de alta complexidade, seguindo protocolos internacionais nas área de AVC e dor torácica. Possuímos Centro de Trauma, Unidade de Transplante, Centro de Robótica, Centro Cirúrgico com 12 salas e ainda um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem.​


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .