Logon
Blog

Saiba como ter um fim de ano seguro

A importância do cuidado nesse período para evitar acidentes e traumas

​​​​​

O mês das festas e das férias chegou! Junto com a alegria de ter superado um ano cheio de desafios vem também a necessidade de cuidados redobrados. Aqueles que normalmente são necessários todos os anos, como a prevenção de acidentes decorrentes de um período em que estamos mais relaxados e há maior consumo de bebidas alcoólicas. E, neste ano, a atenção também deve ser intensificada para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Confira como se manter mais protegido e ter um fim de ano seguro.

 

Como se proteger no fim de ano e nas férias

Redobrar a atenção nessa época do ano para evitar acidentes que provoquem lesões e traumas é fundamental para evitar que problemas graves aconteçam. Veja aqui como se manter distante de perigos para ter férias mais seguras.

Consumo de bebidas alcoólicas

Por causa das confraternizações de fim do ano, muitas pessoas aumentam o consumo de álcool, o que é perigoso não apenas para a saúde do fígado, como também em relação à perda de consciência, que pode ocasionar acidentes de trânsito, quedas e, como consequência, fraturas e até traumas graves.

Organização das festas

Mesmo em meio a um ano desafiador, as pessoas mantêm um sentimento de gratidão e muitas são admiradoras da decoração de Natal – árvores, luzes, enfeites… E para instalar esses objetos, muitos se arriscam ao subir em escadas perto de janelas e varandas sem o uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado. Não faça isso! Para chegar a lugares altos, utilize EPI e, para instalações elétricas, caso não tenha experiência, opte por um serviço especializado para não se machucar.

Fogos de artifício

Tradição nas festas de fim de ano para comemorar a chegada de um novo ciclo, os fogos de artifício devem ser utilizados com muita cautela, já que podem causar lesões, queimaduras graves e traumas ortopédicos. Para manuseá-los com segurança, siga as instruções da embalagem, esteja sóbrio e não permita que crianças e animais fiquem por perto. A segurança de todos é fundamental para manter a alegria da festa!

Cuidados dentro de casa

Muitas pessoas, este ano, continuarão mantendo o isolamento social mesmo no período das férias, por isso a atenção em casa também deve ser intensificada. Mantenha as crianças longe de perigos como fogões, churrasqueiras, objetos pontiagudos ou lugares em que elas corram o risco de cair. Em casas com idosos, os ambientes devem estar bem iluminados, e tapetes escorregadios e objetos em locais onde há grande circulação de pessoas devem ser retirados para evitar machucados.

Não dirija depois de beber

Bebidas alcoólicas e direção não são uma boa combinação. Além disso, nesta época do ano, o trânsito fica mais congestionado e os motoristas, mais ansiosos. Segundo o Dr. Rodrigo Caselli Belém, cirurgião de trauma e diretor do Centro de Referência em Trauma do Hospital Brasília, infelizmente, as festas de fim de ano levam a um consumo exagerado de álcool e, consequentemente, ao aumento dos casos de violência e acidentes de trânsito. Então, mantenha a calma, dirija com cautela e se beber não dirija!

Uso de equipamento de proteção para esporte e lazer

Durante as férias, para praticar esportes, radicais ou não, use sempre o equipamento adequado de segurança. Especialmente no caso de bikes, patins, skates e patinetes, o uso de capacetes e o respeito às leis de trânsito são primordiais.

Cuidados especiais para proteção contra a Covid-19

Para se proteger da Covid-19 nas comemorações, mantenha um número pequeno de pessoas nas festas, e todas devem usar máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70% antes e depois de manusear objetos. Opte por espaços amplos e arejados para que os convidados possam manter uma distância de 2 metros uns dos outros e também no momento da ceia, quando será necessário retirar a máscara para a refeição. A responsabilidade e o bom senso devem estar presentes em toda a festa, para a segurança de todos. 

 

Serviço de Trauma do Hospital Brasília

O Dr. Rodrigo Caselli Belém, cirurgião de trauma e diretor do Centro de Referência em Trauma do Hospital Brasília, reforça que, em casos de acidentes com quedas, lesões e traumas, é importante manter a calma, ligar para o serviço de emergência 192 ou 193 e seguir as orientações dadas. Se houver algum sinal de sangramento importante, tente comprimir o local com pano limpo até a chegada do socorro. Cuidado com a segurança! Não se coloque em risco para ajudar os outros. No caso de acidentes menos graves, como quedas ou pequenos ferimentos, procure uma avaliação médica. Não precisa ter medo de ir ao hospital por causa da Covid-19.

O Centro de Referência em Trauma do Hospital Brasília disponibiliza infraestrutura completa de pronto socorro, centro cirúrgico, UTI e profissionais especializados com atuação multiprofissional e segue protocolos rígidos de proteção: com o uso de máscara, equipamento de proteção individual, higienização de ambientes e espaço entre os atendimentos. 


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .