Logon
Blog

Saiba como prevenir o Câncer de Cabeça e Pescoço

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. No entanto, durante todo o mês de julho, conhecido

​O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. No entanto, durante todo o mês de julho, conhecido como Julho Verde, são promovidas ações de conscientização a respeito dos tumores de Cabeça e Pescoço.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o biênio 2018-2019, o câncer de cavidade oral ocupa a 5a posição entre todos os cânceres que afetam homens e a 12a posição entre as mulheres. O câncer de laringe ocupa a 8posição entre os homens e a 16a posição entre as mulheres. O câncer de tireoide ocupa a 5a posição entre as mulheres e a 13a posição entre os homens.

Sintomas

É fundamental conhecer alguns dos sinais e sintomas que podem estar associados ao câncer de Cabeça e Pescoço. Eles podem se manifestar durante o desempenho de algumas atividades diárias como falar e se alimentar. Esses sinais e sintomas podem se manifestar como feridas na boca que parecem aftas que não cicatrizam, dor ao ingerir alimentos, levando à mudança da dieta e até mesmo à redução significativa da  quantidade de alimentos ingeridos e consequente perda de peso, dores no ouvido não relacionadas à infecção, rouquidão persistente com duração maior de 15 dias, surgimento de nódulos (caroços) no pescoço.

É de extrema importância procurar um profissional qualificado para que possam ser realizados avaliação adequada e diagnóstico correto. O tratamento nas fases iniciais da doença confere excelentes resultados, com grandes possibilidades de cura da doença.

Os principais fatores de risco para os tumores de Cabeça e Pescoço são:

– Consumo excessivo de álcool;

– Tabagismo;

– Higiene oral deficiente;

– Infecções pelo HPV (papiloma vírus humano), as infecções pelo EBV (vírus Epstein-Barr)

– Traumas crônicos na mucosa (tecido de revestimento) da boca.

Prevenção

A prevenção dessas doenças compreende a mudança de algumas práticas como: parar de ingerir bebida alcoólica, parar de fumar, a prática de sexo seguro, manter bons hábitos de higiene oral, uso de prótese dentárias bem adaptadas (sem provocar machucados na boca).

Tempo é extremamente importante, pois ao se fazer o diagnóstico precoce as chances de cura são muito maiores.

Não deixe o câncer de cabeça e pescoço calar a sua voz!!


Veja mais