Logon
Blog

Rotinas ginecológicas: cuidados essenciais à saúde da mulher

A prevenção ainda é o melhor caminho para muitas doenças que acometem o aparelho reprodutor feminino

​Saiba o que fazer para manter a saúde em dia.

Toda mulher deve ter consciência sobre a importância de fazer exames ginecológicos de rotina ao menos uma vez a cada ano. Dessa forma, o médico especialista fornece orientações específicas de saúde e solicita testes que irão averiguar o funcionamento do organismo.

Doenças ginecológicas são aquelas que afetam o sistema reprodutor feminino, tendo consequências significativas na saúde da mulher. A prevenção desse tipo de enfermidade se dá através de exames como: preventivo ou Papanicolau, ultrassonografia transvaginal, colposcopia e vulvoscopia e, em alguns casos, exames laboratoriais.

Dentre as principais doenças ginecológicas destaca-se a infecção urinária (cistite), as vulvovaginites (candidíase), miomas uterinos, síndrome do ovário policístico (SOP), endome​​triose e papiloma vírus humano (HPV).

Como é possível se prevenir

Muitas mulheres acreditam que não precisam de um médico, a menos que estejam diante de um problema de saúde. Esse pensamento é equivocado, principalmente considerando que muitas doenças pouco sintomáticas podem gerar complicações bastante sérias e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

Por isso, realizar seus exames periódicos ginecológicos é um cuidado fundamental para garantir o seu bem-estar físico e reprodutivo. Assim, você pode ser orientada por seu médico de fatores de risco, prevenção do desenvolvimento de doenças e avaliação de questões atuais de saúde.

Nossos profissionais especializados em ginecologia estão prontos para te atender durante as 24 horas do dia

Além do atendimento com hora marcada no Centro Médico Brasília, também oferecemos serviço de excelência para a saúde da mulher no Pronto Atendimento 24h. Assim, você pode procurar o Hospital Brasília em quadros ginecológicos que não podem esperar um atendimento com hora marcada. O hospital dispõe de equipamentos de ponta para tomografia e ressonância magnética e de uma equipe multidisciplinar, que prestará assistência em casos de emergência e urgência, incluindo quadros de alta complexidade, atuando também como suporte para avaliações pós-operatórias de endometriose e câncer ginecológico.

Atualmente, poucos hospitais no Distrito Federal oferecem essa especialidade no pronto-socorro para casos mais complexos. “Este atendimento nos torna uma referência no atendimento à saúde da mulher no Distrito Federal, pois oferecemos grande capacidade de resolução rápida, proporcionando segurança às nossas pacientes”, destaca o uroginecologista Marcus Vinicius Barbosa de Paula, coordenador do serviço de ginecologia do Hospital Brasília.

Você pode agendar sua consulta com o ginecologista no Centro Médico pelo telefone: (61) 3704-9006 / 3704-9007, de domingo a domingo, das 7h às 19h.



Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .