Logon
Blog

Qualidade de vida da mulher: Como conviver com a endometriose?

A endometriose causa importante comprometimento na qualidade de vida da mulher.


Dr. Evandro Oliveira Silva - Ginecologista do Hospital Brasília

O desejo de ser mãe muitas vezes fica difícil de ser atingido por motivos que fogem da possibilidade de ser controlada pela mulher. O papel da mulher na sociedade cada vez mais faz com que o desejo de ser mãe fique pra depois dos 35 anos de idade. Conquistar o seu lugar no mercado de trabalho, a responsabilidade financeira assumida no orçamento familiar são situações reais hoje em dia.

A queda nos níveis hormonais depois dos 35 anos acontece naturalmente e o número de ovulações em um ano começa a diminuir. Nesse cenário que estamos vivendo hoje em dia, uma doença tem exercido um papel negativo importante na qualidade de vida e no futuro reprodutivo dessa “nova mulher”.

A endometriose é a principal doença responsável pela dificuldade de as mulheres engravidarem e leva a uma perda da qualidade de vida acentuada, principalmente no período menstrual. É importante ressaltar que a idade da primeira menstruação e a cólica menstrual são importantes pra definir como orientar e tratar.

A primeira menstruação quando ocorre antes dos 12 anos e vem acompanhada de dor pélvica acentuada pode aumentar o risco do surgimento da endometriose durante a vida reprodutiva. É importante que a primeira consulta ginecológica seja feita logo após a primeira menstruação e pacientes jovens com a menstruação dolorosa precisam ser avaliadas de forma a se estabelecer como minimizar o risco do surgimento da endometriose.

As mulheres que tentam engravidar por um período superior há 6 meses sem usar nenhum método contraceptivo devem iniciar uma avaliação ginecológica voltada pra pesquisa de infertilidade e obrigatoriamente envolver o parceiro nessa pesquisa de infertilidade. A endometriose é a principal causa de infertilidade e avaliar a mulher a partir da primeira menstruação com dor pélvica pode fazer a diferença no futuro reprodutivo.

O bloqueio da menstruação em pacientes com risco de ter endometriose pode ser uma opção de conduta. Minimizar os efeitos da Tensão Pré-Menstrual e da menstruação dolorosa tem que ser avaliado pela Mulher e o seu Ginecologista. A Consulta Ginecológica anual é importante pra prevenir as doenças e também pra proporcionar uma melhor qualidade de vida às mulheres que sofrem com a menstruação e com a dificuldade em engravidar.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .