Logon
Blog

Mastologia: o que faz, especialidade e quando procurar um médico mastologista

Para além do câncer de mama, profissional também atua em casos de complicações de próteses mamárias. Saiba mais sobre o trabalho do especialista em mastolo

Com os avanços sociais, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e se antes elas eram vistas apenas como coadjuvantes de seus parceiros, hoje, assumem o lugar de protagonistas e escrevem a própria história. Apesar dessas conquistas, para muitas, dar conta da vida profissional e doméstica significa jornadas duplas (e até mesmo triplas) e menos tempo para cuidar de si mesmas.

Reservar um tempo para seus hobbies e consultas médicas é importante para a manutenção de um corpo e mente sadios. Visitar um profissional de saúde periodicamente ajuda, por exemplo, na detecção precoce de enfermidades ginecológicas como a endometriose ou condições da mama, sendo estas avaliadas por um médico mastologista. Por falar nisso, você sabia que essa especialidade não atua apenas em casos de câncer de mama? Convidamos a Dra. Flavia Vidal Cabero, mastologista da Rede Dasa Regional Brasília, para nos ajudar a explicar o trabalho do “médico de mama". 

Mastologista: o que é o especialista?

O médico mastologista é o profissional responsável por cuidar de todas as alterações que atingem as mamas de homens e mulheres, jovens ou idosos.

​Quais doenças o médico mastologista cuida?

É muito comum que as pessoas associem o mastologista ao estudo e tratamento do câncer de mama. Apesar de ser uma verdade, a atuação dessa especialidade vai além e inclui as seguintes patologias:

  • Mastite: inflamação da glândula mamária que pode vir acompanhada de infecção. É bastante comum em mulheres que estão amamentando, mas também pode ocorrer em homens e crianças;

  • Nódulos: existem diversos tipos de nódulos que afetam grupos diferentes (mulheres maduras, mulheres mais jovens, homens) e nem todos apresentam malignidade;

  • Assimetrias ou desenvolvimento anormal: quando os seios apresentam formato muito diferentes entre si;

  • Ginecomastias: aumento anormal da glândula mamária masculina, causado por desequilíbrio hormonal ou uso de determinados medicamentos.

A especialista discorre sobre as principais doenças tratadas pelo mastologista: “atuamos em casos de diversos tipos de câncer de mama, doenças benignas, alterações congênitas do desenvolvimento, complicações de próteses mamárias e reconstruções de mamas".

​Oncologia e mastologia: qual a relação?

Como o médico de mama cuida das alterações benignas e malignas que ocorrem na região dos seios, em casos de câncer de mama, é comum que oncologia e mastologia trabalhem em conjunto durante o tratamento e surgimento desse quadro.

“A oncoginecologia cuida principalmente de cânceres relacionados ao sistema reprodutor feminino (útero, ovários e trompas). Porém, em pacientes geneticamente mutadas com BRCA, é importante a participação desse especialista para análise de casos em que há indicação para a retirada de ovários.", complementa. 

Médico da mama: quando procurar o especialista?

A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que o primeiro exame de mamografia seja realizado aos 40 anos e de forma anual – mesmo sem sintomas – por precaução. Entretanto, a Dra. Flavia explica que em situações específicas, pessoas de ambos os sexos e qualquer idade, precisam procurar uma clínica de mastologia:

“Sempre que houver alguma alteração perceptível na região (como aumento da mama, alteração de textura e cor, presença de secreções pelo mamilo, palpação de nódulos, dores nos seios), você deve procurar um mastologista, independente da sua idade."

A especialista ainda ressalta que, quando houver casos de câncer de mama na família, o início do acompanhamento e o intervalo de avaliações devem ser definidos pelo mastologista junto com a paciente.

​O serviço de mastologia da Dasa Regional Brasília está ligado ao setor de saúde da mulher. Contamos com cinco especialistas que atendem nas três unidades locais (Hospital Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Maternidade Brasília), buscando melhores práticas e evidências quanto aos tratamentos de doenças da mama, benignas e malignas. Nossas pacientes encontram profissionais com expertise em reconstrução da mama, e todo um ecossistema de suporte à realização do procedimento, somado à agilidade nos resultados de exames para diagnósticos. Para mais informações e agendamentos, entre em contato com a Central de Atendimento do Hospital Brasília, pelo número (61) 3704-9000.

Veja mais