Logon
Blog

Mãos lavadas, livre de doenças!

A simples higienização das mãos com água e sabão pode prevenir diversas doenças e infecções por vírus, bactérias e parasitas

Muitas vezes, nos preocupamos em manter hábitos saudáveis para proteger a saúde e nos esquecemos de dar atenção ao costume mais barato e um dos mais eficazes para a preservação da saúde: a lavagem das mãos. A simples higienização das mãos com água e sabão pode prevenir diversas doenças e infecções por vírus, bactérias e parasitas. O Dr. André Bon, infectologista do Hospital Brasília, aponta algumas das patologias que podem ser evitadas com a adoção desse cuidado.

Infecções Respiratórias – O simples ato de lavar as mãos pode nos proteger das infecções respiratórias que nos acometem de vez em quando, porque uma das formas de transmissão dessas doenças se dá pela contaminação das mãos por secreções respiratórias, pelo contato direto com outras pessoas – pelo aperto de mãos, por exemplo – ou ao tocar em superfícies contaminadas.

Hepatite A – O vírus da hepatite A é excretado pelas fezes, assim, ao não higienizar as mãos, o indivíduo pode infectar outra pessoa diretamente ou por meio da contaminação de alimentos. Além disso, é preciso ficar atento a outras formas de contágio, como o consumo de alimentos crus ou malcozidos, por exemplo.

Rotavírus – Vírus transmitido por via fecal-oral pelo contato pessoa a pessoa, pela ingestão de água e alimentos contaminados, pelo contato com objetos infectados e pela propagação aérea por aerossóis. Segundo o Dr. André Bon, entre outros cuidados, como lavar e desinfetar as superfícies, os utensílios e os equipamentos usados na preparação de alimentos, indica-se lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular alimentos, amamentar e tocar em animais.

Gastroenterites – Essas infecções ocorrem quando há a ingestão de germes. Lavar as mãos com água e sabão após trocar fraldas ou ir ao banheiro é essencial para reduzir as chances de contaminação.

Escabiose (sarna) – É causada pelo parasita Sarcoptes scabie e é transmissível pelo contato íntimo entre pessoas ou mesmo através das roupas. As lesões mais comuns ocorrem entre os dedos das mãos, que são o principal veículo para levar a escabiose a outros pontos do corpo, por isso, é fundamental mantê-las higienizadas.




Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .