Logon
Blog

Início do verão: riscos e cuidados necessários na exposição ao sol

Falta de cuidados pode gerar diversos problemas de saúde

​​Sol, sombra e água gelada. Começou agora a estação mais quente do ano, fazendo com que muitas pessoas apostem em atividades de lazer ao ar livre. No entanto, a exposição elevada aos raios solares durante o verão exige cuidados especiais a fim de evitar o desenvolvimento de diversos problemas de saúde.

Por que acontece?

A dra. Lívia Barroso, dermatologista do Hospital Brasília, explica por que a exposição pode trazer riscos: “O sol produz raios solares conhecidos como UVA e UVB, responsáveis por 95% da radiação recebida pelo corpo humano. Por penetrarem profundamente na pele, o acúmulo desses raios pode provocar diversos problemas para a saúde, como queimaduras, sardas, rugas, manchas, pintas e tumores – benignos e malignos”.

“Enquanto os raios UVA variam pouco de intensidade ao longo do dia, esse tipo é o que penetra mais profundamente na pele. Dessa forma, são responsáveis por problemas mais graves, como o envelhecimento precoce e as doenças de pele. Já os raios UVB são mais fortes entre as 10h e 16h e podem ocasionar problemas secundários, como queimaduras e vermelhidão”, acrescenta Lívia.

Filtro solar: a principal proteção

Dentre todos os cuidados necessários para prevenir problemas de saúde durante o verão, o uso do filtro solar é um dos maiores destaques. Por isso, a escolha do produto adequado é fundamental para uma prevenção bem-sucedida. O filtro deve ser capaz de fornecer boa proteção contra os raios UVA e UVB e ser resistente à água. O ideal é que o protetor solar tenha fator (FPS) 30 ou mais. Atualmente, cosméticos diversos, como alguns tipos de maquiagens, também funcionam como filtros solares.

Dicas de prevenção

Além do uso do filtro solar, existem diversas outras formas de se proteger contra os efeitos dos raios UVA e UVB. Confira algumas a seguir:

• Evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h;

• Apostar em óculos escuros, chapéus, bonés e roupas compridas de algodão ou linho que protejam a maior parte do corpo;

• Beber muita água.




Veja mais