Logon
Blog

Hospital Brasília realiza a primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço do centro-oeste

A primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço do Centro-Oeste foi realizada pela equipe médica do Hospital Brasília, em setembro de 2019

Procedimento foi feito para retirada de tumores na língua e pescoço

A primeira cirurgia robótica de cabeça e pescoço do Centro-Oeste foi realizada pela equipe médica do Hospital Brasília, em setembro de 2019. A paciente, de 43 anos de idade, possuía tumores na língua e no pescoço, que causavam dores ao engolir e dificuldade para falar.

A cirurgiã de cabeça e pescoço responsável pelo procedimento, Marina Azzi, destacou a importância da tecnologia nesse tipo de cirurgia. “O robô possibilita melhor acesso às lesões, garante incisões menores e, consequentemente, uma cirurgia menos invasiva.” A especialista explica que a técnica evita a abertura da mandíbula, a mandibulotomia, e cortes extensos, feitos para ter boa exposição dos tumores.

A paciente apresentava lesão maligna na base da língua com metástase cervical. No procedimento realizado, foram retiradas partes da língua e nódulos no pescoço. O tratamento inclui também sessões de quimioterapia e radioterapia.

A cirurgia foi realizada no Centro de Robótica do Hospital Brasília e conta com um robô DaVinci que executa procedimentos cirúrgicos urológicos, ginecológicos e do aparelho digestivo. O DaVinci aumenta a performance do cirurgião, pois propicia melhores movimentos, chegando a 360º de rotação, e possibilita uma atuação mais precisa. As imagens Full HD em 3D permitem ao médico visualizar melhor a anatomia dos vasos e estruturas.

Desde a sua implantação em novembro de 2018, o Centro de Robótica já realizou mais de 200 cirurgias, incluindo transplante. Essas e outras iniciativas posicionam a instituição como referência em atendimento de alta complexidade.




Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .