Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Hemorroida: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Doença hemorroidária pode causar coceira e sangramento na região anal. Especialista fala sobre os tratamentos disponíveis.
EHB
Equipe Hospital Brasília - Equipe Hospital Brasília Atualizado em 01/02/2023

Apesar de ser um tabu, a verdade é que todo ser humano tem hemorroida e isso é absolutamente normal. O que conhecemos por esse nome, na verdade é a doença hemorroidária, que se caracteriza pela inflamação ou dilatação das veias presentes na região do ânus e do reto. Além do receio de falar sobre o assunto, outra preocupação comum diz respeito ao tratamento e a possível necessidade de passar por uma cirurgia.

Com tantas dúvidas, nada melhor do que consultar um especialista. Para nos ajudar a explicar os aspectos relacionados à hemorroida, convidamos o coloproctologista do Hospital Brasília, Dr. Bruno Augusto Alves.

O que é hemorroida?

As hemorroidas são pequenos coxins formados por vasos sanguíneos e estão localizadas na borda do ânus e em seu canal. O médico explica: “todas as pessoas apresentam coxins hemorroidários, cuja função é amortecer a passagem das fezes. Eventualmente, pode haver alguma alteração nas hemorroidas e assim surge a doença hemorroidária, que compreende um amplo espectro de manifestações, como sangramento, prolapso (saída das hemorroidas) durante as evacuações, dor e coceira na região anal".

Hemorroida externa

As hemorroidas externas estão localizadas na borda do ânus e a principal manifestação da doença é o surgimento de trombose hemorroidária externa, que são bolinhas dolorosas. Esses episódios podem ser recorrentes e estão associados ao esforço excessivo durante as evacuações.

Hemorroida interna

Já as hemorroidas internas ocorrem no canal anal e os sintomas mais comuns são sangramento e prolapso ao defecar.

“Esse prolapso pode retornar para o canal após o término do esforço para expelir as fezes ou, em graus mais avançados, ficar mais exposto o tempo todo. Isso pode gerar desconforto, sensação de ânus úmido e coceira localizada", detalha o Dr. Bruno.

O que causa hemorroida?

As causas mais comuns de doença hemorroidária são:

·       Gravidez: nos últimos meses da gestação, devido ao tamanho do bebê, há aumento de pressão sobre as veias anais;

·       Hereditariedade: predisposição genética é a principal causa de hemorroida;

·       Obesidade: causa pressão nas estruturas;

·       Sedentarismo: a falta de atividades físicas deixa o organismo mais “preguiçoso". Dessa forma, compromete os processos de digestão e irrigação sanguínea do ânus;

·       Constipação e ressecamento das fezes (prisão de ventre): tem origem no baixo consumo de fibras e líquidos;

·       Envelhecimento: à medida que envelhecemos, perdemos colágeno e isso pode impactar nos vasos sanguíneos.

Quais são os sintomas de hemorroida?

A doença hemorroidária causa apreensão e por ser um tabu, muitas pessoas têm vergonha de falar e pesquisar sobre, o que acaba atrasando o diagnóstico. Segundo o Dr. Bruno Augusto Alves Martins, é preciso consultar um médico quando houver:

·       Coceira associada a inchaço na região;

·       Sangramento: manchas de sangue no papel higiênico ou na roupa íntima;

·       Dor ou ardência durante ou após a evacuação;

·       Prolapso (nódulo dolorido) na saída do ânus.

Hemorroida tem cura?

Sim, hemorroida tem cura e para acabar com o desconforto, é necessário buscar ajuda profissional.

O que é bom para hemorroida? Tratamento, cuidados e prevenção

Alguns cuidados ajudam a prevenir a doença hemorroidária:

·       Após evacuar, evite o uso de papel higiênico. Lave a área e seque-a com uma toalha de algodão;

·       Consuma fibras, frutas secas e beba pelo menos dois litros de água por dia;

·       Não segure as fezes, nem faça muito esforço para evacuar. Respeite sua necessidade;

·       Se você trabalha sentado, tente caminhar vez ou outra e evite ficar na mesma posição durante muito tempo.

Pomada para hemorroida

A abordagem tópica ou local refere-se ao uso de pomadas ou supositórios com fórmula anti-inflamatória.

Remédio para hemorroida

Em alguns casos, podem ser utilizados medicamentos orais para o alívio dos sintomas. Eles também auxiliam na redução do sangramento e da dor decorrente das hemorroidas.

Cirurgia para hemorroida

A depender da gravidade e do acometimento da qualidade de vida da pessoa, alguns procedimentos podem ser utilizados no tratamento. Para casos mais leves, o médico pode indicar a ligadura elástica, que utiliza dispositivos que estimulam o encolhimento da veia dilatada. Já para os quadros mais avançados, pode ser empregada a linha de tratamento cirúrgica, que contempla a hemorroidectomia (retirada cirúrgica dos mamilos hemorroidários) e outras técnicas mais recentes, como o THD (Transanal Hemorrhoidal Dearterialization) e a hemorroidopexia por grampeamento.

“É importante frisar que a escolha de cada técnica depende do tipo e grau de doença hemorroidária que a pessoa apresenta. Por isso, se você apresenta os sintomas mencionados, procure um coloproctologista para que seja avaliada a melhor opção de tratamento para o seu caso", recomenda o especialista.

Qual médico procurar?

A coloproctologia é a área médica responsável pelo estudo e tratamento de disfunções que atingem o cólon, o reto e o ânus.

Atendimento ambulatorial

Você tem cuidado da sua saúde? Mantenha seus exames periódicos em dia e em caso de algum desconforto, não deixe de buscar ajuda de um profissional. O Centro Médico Brasília conta com profissionais qualificados nas mais diversas especialidades. Para agendar sua consulta, utilize nossa central de agendamento online ou o telefone (61) 4020-0057.

Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília
Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília