Logon
Blog

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.


Dr. Vitor Salvatore Barzilai - Cardiologista do Hospital Brasília

As doenças cardiovasculares matam, segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 400 mil pessoas por ano no Brasil e a hipertensão é um dos principais fatores de risco.  Os atendimentos de emergências cardiovasculares nos hospitais do Brasil são 82,20% maiores do que os eletivos, aqueles onde uma cirurgia ou procedimento é agendado com antecedência. Segundo levantamento da SBC, em 2017, foram realizadas 1.130.692 internações por doenças cardiovasculares, sendo que 929.528 (82,20%) foram de forma emergencial. Para os homens, a relação foi ainda maior: 84% em caráter de urgência, enquanto para as mulheres foi de 79%.

O controle dos fatores de risco pode reduzir em até 80% o risco de eventos cardiovasculares. Os fatores de risco são alterações em sua maioria silenciosas, sem a expressão de sintomas claros. Eles são intimamente relacionados aos hábitos de vida de nossa sociedade e relacionados ao sedentarismo. Desta forma, a hipertensão arterial pode ser detectada somente se realizarmos a sua aferição, assim como o colesterol alto ou o diabetes, detectados com a avaliação de testes sanguíneos e identificação de taxas elevadas. O combate ao tabagismo, atenção quanto a obesidade e a prática de atividades físicas têm importante papel na prevenção deste risco e são tão importantes quanto o uso correto dos medicamentos para a pressão alta.  

O desafio de cada um de nós está em implementar uma rotina de exercícios físicos, estabelecer uma alimentação saudável, evitando alimentos industrializados, com grande carga de açúcar refinado e com excesso de sal em sua composição. Assim como manter uma dieta com baixa carga de carboidratos simples. Acha que controla bem seus fatores de risco?  Lembre-se de que a maioria das medidas mais eficientes que discutimos começa pela sua rotina!

Fonte dos dados apresentados: cardiol.br


Veja mais