Logon
Blog

Como cuidar do coração dos pais?

Rotina de cuidados e hábitos saudáveis proporcionam qualidade de vida e evitam doenças do coração, por exemplo.

​​​​Andar de bicicleta, aprender a tocar um instrumento ou uma palavra nova, dividir conquistas. Todo mundo gostaria de poder compartilhar ess​es momentos com o pai, certo?! Infelizmente, por motivos diversos, nem todo mundo pode vivenciar estas experiências. Muitos, inclusive, por conta de condições de saúde que levaram seus pais de forma precoce. A Dra. Layla Benevides, cardiologista da equipe do Hospital Brasília, dá dicas de como viver de forma saudável e conquistar longevidade para aproveitar todos os momentos em sua plenitude.​

Doenças cardíacas que mais atingem os homens

Dados do Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o que a gente já imagina: homens são menos atentos à saúde do que as mulheres, o que leva a serem vítimas de 68% dos óbitos entre pessoas de 20 a 59 anos. Doenças cardiovasculares, ao lado de câncer e diabetes, estão entre as principais causas de morte nessa idade. “A maior prevalência dessas doenças no sexo masculino pode ser atribuída, em parte, a maus hábitos, como: os homens tendem a fumar mais, ingerir maior quantidade de bebidas alcoólicas e a fazer menos atividade física”, pondera a médica.  

As principais doenças cardiovasculares que acometem homens a partir dos 40 ​anos estão intimamente ligadas aos maus hábitos. São elas: doença aterosclerótica do coração e hipertensão arterial. A doença aterosclerótica do coração consiste em acúmulo de gordura e formação de placas nos vasos que irrigam o coração, causando obstruções que podem levar à dor (angina) ou isquemia (infarto).

Sintomas

Muitas doenças cardiovasculares levam certo tempo para manifestar sintomas mais sérios, o que acaba fazendo com que os homens sempre adiem a busca por ajuda profissional. “Consultar um médico regularmente previne doenças e evita o agravamento de condições pré-existentes”, alerta a Dra. Layla. Se você apresenta algum dos sintomas abaixo, procure atendimento o quanto antes:

  • Falta de ar

  • Queda da performance em atividade física

  • Fadiga

  • Palpitações

  • Dor ou desconforto no peito

  • Tontura ou desmaio

  • Confusão mental.

Fatores de risco e como prevenir

O consumo de sal, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos estão diretamente ligados ao desenvolvimento de doenças como hipertensão (pressão alta), colesterol alto, diabetes, obesidade e estresse​. Muitos homens, além de não seguir uma rotina alimentar adequada, também estão mais propensos a um grande fator de risco para doenças do coração: o sedentarismo.

Consumir alimentos mais nutritivos e praticar algum esporte garante mais qualidade de vida aos papais. Vale de tudo, desde caminhar uma hora por dia, até uma partida de basquete com as crianças. O que importa é dar o primeiro passo rumo à uma vida saudável e assim prevenir doenças do coração. Consulte seu médico de confiança e um profissional de educação física. Eles são as pessoas mais indicadas para avaliar sua condição física, indicar atividades e, se necessário, tratar possíveis alterações.

Também vale lembrar: se você tem 40 anos ou mais, uma visita anual ao cardiologista é parada obrigatória. Inclua o autocuidado em sua rotina.

O Hospital Brasília e o Hospital Brasília Unidade Águas Claras oferecem atendimento ambulatorial em quase 30 especialidades médicas, inclusive a cardiologia. Para agendar seu atendimento no Hospital Brasília Unidade Águas Claras, basta ligar no telefone (61) 3052-4600. Se preferir ser atendido no Centro Médico do Hospital Brasília Unidade Lago Sul, ligue:(61) 3704-9000 ou clicar aqui​.


 


Veja mais