Logon
Blog

Bariátrica sleeve: o que é, diferenciais e quando é indicada

Intervenção é feita por laparoscopia, sendo considerada minimamente invasiva

​​​Agendar Consulta​

Uma das formas de tratar a obesidade é por meio da bariátrica Sleeve. Essa é uma modalidade de cirurgia minimamente invasiva capaz de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, contribuindo para a perda de peso e para o controle de outras condições associadas à obesidade.


Cirurgia bariátrica Sleeve: o que é?  

A cirurgia bariátrica Sleeve, também chamada de gastrectomia vertical, é um procedimento que auxilia o paciente a atingir um peso saudável. Para isso, cerca de 80% do estômago é removido. 

A parte remanescente do estômago toma a forma de uma manga (“sleeve”, em inglês) ou tubo, o que limita a quantidade de comida que pode ser ingerida e faz com que o indivíduo se sinta saciado mais rapidamente. 

A cirurgia é realizada por laparoscopia, tornando o processo menos invasivo. Nessa técnica, as incisões são pequenas – e não grandes como em abordagens mais tradicionais – e o cirurgião faz a operação guiado por uma câmera.

 

Diferenças entre a bariátrica Sleeve e outros tipos de cirurgias bariátricas?  

A principal diferença é que a bariátrica Sleeve envolve a remoção de parte do estômago, enquanto outros métodos não realizam essa retirada. O bypass gástrico e a banda gástrica ajustável, por exemplo, apenas alteram o sistema digestivo para restringir a ingestão de alimentos ou a absorção de calorias.


Quando a bariátrica Sleeve é indicada?  

A bariátrica Sleeve é frequentemente indicada em casos de: 

  • IMC (Índice de Massa Corporal) superior a 40; 

  • IMC superior a 35 com condições de saúde relacionadas à obesidade​, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial (pressão alta) e apneia do sono; 

  • Impossibilidade de passar por cirurgias mais invasivas por razões médicas. 


 

Para quem a bariátrica Sleeve não é indicada?  

A cirurgia bariátrica Sleeve não costuma ser recomendada a pessoas com determinados problemas gastrointestinais (como doença do refluxo gastroesofágico) ou com histórico de certos transtornos alimentares (a exemplo da bulimia).


Como é o preparo para a cirurgia?  

O preparo para a bariátrica Sleeve inclui avaliações de uma equipe multidisciplinar, com profissionais da nutrição, da endocrinologia, da cardiologia, da pneumologia e da psicologia – portanto, levando em conta não apenas a saúde física, mas também a saúde mental do paciente. 

Em alguns casos, pode ser necessário perder peso antes da cirurgia, interromper o uso de medicamentos específicos e evitar álcool e tabaco.


Como é a recuperação após uma bariátrica Sleeve?  

A recuperação após a bariátrica Sleeve pode variar de pessoa para pessoa. No geral, os pacientes podem receber alta em até 24 horas depois do procedimento e muitos conseguem retomar atividades leves dentro de duas semanas. 

Como o estômago precisa cicatrizar, é comum que, inicialmente, seja feita uma dieta líquida. De forma gradativa, há uma evolução para purês e, por fim, para alimentos sólidos. 

Durante esse período pós-operatório, é fundamental ter acompanhamento médico. Assim, a recuperação será devidamente monitorada, permitindo a realização de ajustes na dieta e na suplementação de nutrientes conforme necessário. 


Quer mais informações sobre bariátrica Sleeve? 

O Hospital Brasília oferece consulta por hora marcada em seu Centro Médico. Clique aqui para fazer o seu agendamento. 

​​Agendar Consulta​


Veja mais