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A importância do alongamento antes do treino

Aumento da flexibilidade e melhora da circulação sanguínea são alguns dos benefícios

Se alongar regularmente, antes e depois da prática de atividades físicas, além de “esquentar" o corpo, auxilia no ganho de flexibilidade e traz uma série de benefícios para a saúde. O Dr. Vitor Caponi, ortopedista do Hospital Brasília, dá mais detalhes sobre o assunto.

​Para que serve o alongamento?

O alongamento proporciona inúmeros benefícios, que incluem: correção da postura corporal, aumento da flexibilidade, aumento da performance, alívio de dores musculares e prevenção de lesões.

“O alongamento deve ser feito lentamente e com cuidado. Se sentir algum desconforto ou dor, pare imediatamente. Faça o alongamento assim que acordar e, se possível, ao final das suas atividades diárias.", explica o ortopedista.

Siga as dicas do Dr. Vitor para realizar a prática em segurança:

  • Fique em pé com os pés juntos. Levante os braços e estique o máximo que conseguir. Permaneça com a cabeça na posição normal. Fique assim por 40 segundos;

  • Ainda com os pés juntos, abaixe o tronco lentamente tentando encostar as mãos no chão. Lembre-se de inspirar e expirar. Permaneça nessa posição por 40 segundos e levante-se lentamente;

  • Deite-se de barriga para cima. Dobre um joelho no tronco e com os braços, abrace-o. Faça primeiro do lado direito e depois o esquerdo. Lembre-se de manter a outra perna estendida;

  • Deite-se de barriga para baixo e estenda o tronco para trás, mantendo as mãos no chão. Mantenha o pescoço alinhado e olhe para cima durante o alongamento. Permaneça assim por 40 segundos.

​Quais são os tipos de alongamento?

Os quatro principais tipos de alongamento são o dinâmico e o estático. Entenda quais as diferenças entre eles:

​Alongamento dinâmico ou balístico

Feito com o corpo já aquecido, este tipo de alongamento proporciona aumento da mobilidade das articulações e amplitude de movimento. Pode ser feito com deslocamento pelo solo, agachamento lateral e vertical e rotação dos braços e troncos, por exemplo.

​Alongamento estático

Frequentemente recomendado para o processo de reabilitação dos músculos após alguma lesão, a forma mais comum é o alongamento da coluna, da lombar e demais músculos em que se permanece parado por cerca de 20 segundos.

​Quais os benefícios do alongamento para o corpo?

A prática regular de alongamentos traz benefícios como a flexibilidade, podendo inclusive prevenir lesões. Ademais, ao aliviar a tensão muscular, também promove relaxamento, uma vez que grande parte das dores nas costas, no pescoço e na cabeça estão relacionadas com o estresse.

​Qual a importância do alongamento para a prevenção de doenças ortopédicas e lesões?

Antes de executar qualquer exercício, é necessário consultar profissionais de cardiologia e educação física a fim de diminuir os riscos de lesões e, dessa forma, disfrutar apenas das benesses do alongamento, incluindo:

  • Extensão de movimentos;

  • Melhora da circulação sanguínea;

  • Correção postural;

  • Alívio de tensões musculares;

  • Redução de dores nos músculos;

  • Melhora a coordenação motora;

  • Redução dos encurtamentos musculares.

Se, mesmo sob supervisão, você sentir dores musculares ou apresentar dificuldade de locomoção, suspenda a atividade e consulte um ortopedista. No Hospital Brasília, dispomos de um Centro de Trauma com infraestrutura para uma atuação de ponta a ponta, do atendimento pré-hospitalar à reabilitação. Prontos-socorros adulto e infantil, Centro Cirúrgico e UTI estão integrados e são conduzidos por uma equipe multidisciplinar capacitada para oferecer atendimento de excelência. 

Para informações e agendamentos, ligue:

​​(61) 3704-9000

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