Logon
Pacientes e Visitantes

Centro de Transplantes

A vida precisa ir mais longe!

​​​​​​​​No Centro de Transplantes do Hospital Brasília a vida vai mais longe. Desde 2011, quando fomos credenciados pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para a realização de transplantes de medula óssea autólogo e de fígado, trabalhamos para salvar vidas e possibilitar uma existência mais confortável para os pacientes. Com o passar do tempo, foram realizados inúmeros investimentos em tecnologia e recursos humanos especializados, o que propiciou a expansão do programa e o credenciamento de outras modalidades: coração, rim e medula óssea alogênico aparentado e não aparentado.

Com uma equipe multidisciplinar capacitada e constantes investimentos em tecnologia e infraestrutura, nos tornamos referência em transplantes na Região Centro-Oeste e no país. Um dos destaques foi o pioneirismo, em âmbito latino-americano, no transplante renal intervivo, ou seja, com doador vivo, com o auxílio de um robô.

Nosso Centro de Transplantes conta com médicos especialistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos, entre outros experts, que estão prontos para acolher e acompanhar o paciente com a qualidade que ele merece.

Os desfechos clínicos dos procedimentos demonstram a sobrevida dos pacientes transplantados, atestando que nossa missão de melhorar a qualidade de vida e colocar o ser humano em primeiro lugar tem sido cumprida a cada procedimento realizado.

Transplante de órgãos sólidos

O Centro de Transplantes de Órgãos Sólidos do Hospital Brasília realiza transplantes de fígado, rim e coração. Em 2019, nossa equipe fez o primeiro transplante renal intervivo, ou seja, com doador vivo, com o auxílio de braços robóticos.

Esse procedimento foi o primeiro transplante da América Latina realizado com o auxílio de um robô executado por uma equipe 100% brasileira. A cirurgia robótica, disponível também para outras especialidades oferecidas pelo hospital, possibilita cirurgias minimamente invasivas e movimentos altamente precisos, além de otimizar o pós-operatório.

Transplante de medula óssea (TMO)

Referência na área desde 2011, o Hospital Brasília realiza transplantes de medula óssea (TMO) do tipo autólogo (quando a medula provém do próprio paciente) desde essa época. Em janeiro de 2019, a instituição recebeu credenciamento para a modalidade alogênico aparentado (a medula vem de um doador aparentado compatível) e, em 2021, a modalidade alogênico não aparentado (a medula vem de um doador compatível desconhecido).

Saiba como ser doador e ajudar a salvar vidas

Para ser um doador de órgãos sólidos depois da morte, não é preciso deixar nada por escrito. Basta comunicar à família, pois é ela quem autoriza o procedimento. ​Para ser um doador de órgãos sólidos em vida, o candidato deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. A doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais. Além disso, deve ser uma pessoa juridicamente capaz, pois a doação só pode ser feita com autorização judicial.

A doação de medula óssea é realizada somente por doadores vivos que sejam compatíveis com os pacientes, pertencentes à mesma família (aparentado) ou não (não aparentado).

Para ser um doador de medula óssea voluntário, é preciso procurar o hemocentro do seu estado. Para se cadastrar, serão colhidos seus dados – você assina um termo de consentimento – e uma pequena amostra de seu sangue é posteriormente analisada. Suas informações pessoais e sanguíneas serão incluídas no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, caso surja um receptor compatível, você será consultado para decidir quanto à doação. Para saber mais, acesse:

Redome – http://redome.inca.gov.br/

ABTO – https://site.abto.org.br

SBTMO – https://www.sbtmo.org.br

 Corpo clínico​

Transplante Hepático
Dr. André Luis Conde Watanabe
Dra. Priscila Brizolla de Campos
Dra Natalia de Carvalho Trevizoli
Dra Raquel Francine Bundchen Ullmann
Dr. Gabriel Oliveira Nunes Cajá
Dr. Ana Virgínia Ferreira Figueira
Dr. Luiz Gustavo Guedes Diaz

Transplante Renal
Dr Eurico
Dr Fransber Rondinelle
Dr Luiz Angelo
Dra Lívia Portela
Dr Ruytemberg
Dr Giuseppe Gatto
Dr Felipe Nonato
Dra Nicole Campos
Dr Pedro Mendes
Dr Gustavo Sebba


​​Clique aqui e baixe a  Cartilha com as principais dúvidas sobre transplante.​​​