Logon
Home

Onco-hematologia: cuidado integral para o paciente com doença hematológica

​Pacientes com doenças malignas no sangue e nos gânglios demandam os cuidados de um especialista: o onco-hematologista. Habilitado para diagnosticar todas as doenças do sangue, especialmente as malignas, esse médico realiza uma avaliação ampla e detalhada para detectar o câncer hematológico, bem como conduz o tratamento mais indicado para cada caso.

Nosso serviço de onco-hematologia conta com profissionais com grande expertise em diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com tumores malignos do sangue, além de uma equipe multidisciplinar e de infraestrutura de excelência.

Especialistas em doenças do sangue

As doenças que afetam o sangue e os gânglios e podem ser tratadas pela onco-hematologia do Hospital Brasília são diversas, incluindo:

  • linfomas
  • leucemias
  • mielodisplasias
  • mieloma múltiplo
  • policitemia vera
  • trombocitemia essencial
  • mielofibrose primária

Cuidado humanizado e de qualidade

Os recursos terapêuticos ministrados em pacientes com doenças onco-hematológicas são similares aos realizados em pacientes com tumores sólidos. Estamos sempre nos atualizando para oferecer o que existe de mais moderno em tratamento para os pacientes onco-hematológicos, sem esquecer o cuidado e a atenção que cada paciente precisa e merece.

  • Imunoterapia – abordagem biológica que potencializa o sistema imunológico, de modo a estimular o organismo a combater sozinho o câncer.

  • Terapias-alvo – por meio de medicamentos, esse recurso mira as células cancerígenas, evitando danos às células normais. 

  • Quimioterapia – visa à destruição das células doentes e é feita com medicamentos que são levados pela corrente sanguínea para todas as partes do corpo. Com isso, a quimioterapia pode também impedir que as células cancerígenas se espalhem pelo organismo.

São ministrados ainda medicamentos oncológicos de suporte, a fim de amenizar os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos, como dores e enjoos.

As abordagens com aplicação intravenosa de fármacos são realizadas no Centro de Infusão​ , que conta com espaços confortáveis e personalizados, cabines isoladas, lugar para acompanhante, TV a cabo, banheiro privativo e refeições. Além disso, os pacientes encaminhados para nossos centros recebem atendimento humanizado de uma equipe altamente especializada, incluindo enfermeiros, médicos e farmacêuticos.

Também somos referência em transplante de medula óssea (TMO), uma das possibilidades terapêuticas para pacientes com doenças hematológicas.

​Corpo clínico

Dra. Andresa Melo – coordenadora do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Dasa Brasília.
Dr. Diogo Kloppel – hematologista. ​