Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Saúde do homem: entenda a importância da prevenção das doenças masculinas

Detecção precoce é essencial para um desfecho positivo
EHB
Equipe Hospital Brasília - Equipe Hospital Brasília Atualizado em 01/12/2022

Quando comparada com as mulheres, a população masculina é menos atenta aos cuidados preventivos e só busca um profissional de saúde em último caso, quando a enfermidade já está avançada. Por isso, a campanha Novembro Azul chama atenção sobre os cuidados com a saúde do homem e os incentiva a adotar hábitos mais saudáveis, que incluam consultas e exames de rotina.

Além de tratar da necessidade de não ignorar os sinais que o corpo mostra de forma geral, a campanha também alerta sobre a importância de diagnosticar precocemente doenças como as que atingem o coração e o câncer de próstata.

Quais são as doenças que mais afetam os homens?

De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 68% dos óbitos de pessoas entre 20 e 59 anos são de homens. Entre as causas mais comuns, estão:

  • Doenças coronarianas: angina, por exemplo;
  • Insuficiência cardíaca: quando há dificuldade de bombear o sangue do coração para as outras estruturas do corpo;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC): entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro;
  • Infarto agudo do miocárdio: conhecido como ataque cardíaco;
  • Câncer de pele: causado, principalmente, pelo não uso de proteção solar;
  • Câncer de pulmão: terceira neoplasia mais comum entre os homens. Está diretamente relacionada ao tabagismo;
  • Doenças hepáticas: cirrose, hepatites, câncer e esteatose;
  • Câncer de próstata: o tipo de câncer que mais atinge os homens.

 Saúde do homem: qual é a importância de fazer exames preventivos?

Todo mundo deve fazer exames preventivos e com os homens não é diferente, principalmente porque eles estão mais propensos ao consumo exagerado de sal, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos. “A população masculina também tende a ser mais sedentária e adepta do tabagismo. Quando combinamos tudo isso com uma rotina de estresse, as consequências podem ser bastante graves", explica o Dr. Fransber Rodrigues, urologista do Hospital Brasília.

Consultar o profissional de urologia regularmente e fazer os exames que ele solicita são essenciais para manter a qualidade de vida e o bem-estar. Homens com ascendência africana ou histórico familiar de câncer de próstata devem se submeter à avaliação anual a partir dos 45 anos. Para os demais, o indicado é a partir dos 50.

Além disso, cuidar do coração é sempre bom. Os cuidados periódicos com a saúde cardiovascular devem ser priorizados especialmente a partir dos 40.

 Qual médico cuida da saúde do homem?

O especialista ressalta que “todo médico cuida da saúde do homem, do clínico geral ao cardiologista, passando pelo urologista". No caso deste último, é ele o responsável pela atenção ao trato urinário (de homens e mulheres), ao órgão reprodutor masculino e à saúde sexual do homem.

Quais são os principais exames para a saúde masculina?

A saúde masculina precisa de cuidado integral, o que inclui exames de sangue e de imagem que avaliem o funcionamento do corpo como um todo. Especificamente sobre o câncer de próstata, o Dr. Fransber explica que são dois os exames rastreiam o tumor: o toque retal e a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), substância secretada pelas células da próstata, que apresenta aumento em caso de câncer de próstata. Valores acima de 2,5 mg/dl em homens até 55 anos e acima de 4 mg/dl em homens com mais de 55 anos indicam suspeita e requerem investigação complementar.

Caso o exame laboratorial apresente alteração, o paciente é encaminhado à biópsia que determinará se o tumor é maligno. Se positivo, outras análises verificarão a extensão do câncer a fim de determinar qual o melhor tratamento para o caso.

Novembro Azul: como prevenir o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor maligno de desenvolvimento lento, que se manifesta apenas quando já está mais avançado.

“Não existe prevenção propriamente, mas é possível cuidar dos fatores de risco, o que reduz a chance de ter câncer de próstata", alerta o médico. Para isso é necessário planejar uma rotina que inclua alimentação balanceada, prática de atividades físicas, consultas médicas regulares e combate à obesidade e tabagismo.

O diagnóstico precoce é essencial, pois quanto mais rápido o tratamento for iniciado, menores são os riscos de complicações, como a metástase (avanço das células cancerosas para outros órgãos), por exemplo.

“A prostatectomia consiste na remoção do tumor localizado e é a principal abordagem no caso do câncer que não se espalhou, mas apresenta chances de evoluir para outras regiões", completa.

Atendimento ambulatorial

Você tem cuidado da sua saúde? Mantenha seus exames periódicos em dia e em caso de algum desconforto não deixe de buscar ajuda de um profissional. O Centro Médico Brasília conta com profissionais qualificados nas mais diversas especialidades. Para agendar sua consulta, utilize nossa central de agendamento online ou o telefone (61) 3704 -9000.

Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília
Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília