O movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para a prevenção de acidentes, sejam eles ocorridos no trânsito ou no lar.
Durante o período extra em casa vale ressaltar a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados, no que diz respeito às tarefas aparentemente comuns do dia a dia mas que, na presença de um pequeno deslize, podem se tornar traumáticas – literalmente.
Quedas, cortes, queimaduras, fraturas, pancadas e torções, por exemplo, têm se tornado mais suscetíveis durante a vigência da quarentena.
Postergar o tratamento de qualquer um desses quadros é perigoso e pode resultar em problemas ainda mais graves, como calcificação óssea, embolia pulmonar ou, até mesmo, trombose. Mas, infelizmente, a comunidade médica vem percebendo que, desde o reconhecimento da atual pandemia causada pela Covid-19, inúmeros indivíduos estão deixando de procurar auxílio médico em casos emergenciais de acidentes domésticos – o que, certamente, tem se dado a partir do temor de se contagiar com a doença em questão.
Conte conosco!
Caso haja necessidade de visita à unidade hospitalar, destacamos que o Hospital Brasília está totalmente preparado para continuar atendendo quaisquer necessidades rotineiras. As vias de entrada e rotas de atendimento para os pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus são totalmente separadas do fluxo normal de pacientes traumatizados ou que apresentam outras enfermidades habituais. Dessa forma, acompanhantes, pacientes, funcionários e a própria equipe médica e de enfermagem designadas para atendê-los permanecem em segurança, sem que haja choque com as áreas destinadas especialmente à Covid-19, minimizando os riscos durante a visita hospitalar.
Seja consciente e não menospreze nenhuma questão relacionada à sua saúde.