O tratamento para o quadro requer a administração de antibióticos
A infecção urinária é uma condição que pode atingir diferentes estruturas do aparelho urinário: o mais comum é que apareça na bexiga (com mais frequência entre as mulheres), mas ela também pode afetar os rins e a uretra. Por isso, os sintomas nem sempre são os mesmos e variam a depender do órgão infeccionado. Veja a seguir os tipos mais comuns de infecção urinária e quais os tratamentos para cada uma delas.
Infecção urinária: o que é?
A infecção urinária é caracterizada pela presença de microrganismos patogênicos (geralmente, bactérias) que provocam uma infecção em qualquer parte do trato urinário.
Tipos de infecções urinárias
As infecções urinárias podem ser divididas em dois tipos:
-
Inferiores: afetam a uretra (uretrite) e a bexiga (cistite).
-
Superiores: afetam os rins (pielonefrite).
Embora seja mais comum entre as mulheres, os homens também podem sofrer com o problema. Um tipo de infecção urinária que atinge a próstata e provoca bastante incômodo ao urinar é a prostatite aguda.
Principais causas para uma infecção urinária
Geralmente, a infecção urinária ocorre quando bactérias presentes no reto (região do intestino grosso que acumula as fezes do corpo) conseguem entrar na uretra (canal que leva a urina para fora do organismo) e, assim, infeccionar alguma parte do aparelho urinário.
Por uma questão anatômica, esse tipo de problema ocorre com mais frequência entre mulheres. Isso acontece porque elas têm uma uretra mais curta e localizada mais próxima ao ânus, em comparação com o corpo masculino, o que acaba facilitando o caminho desses microrganismos para o lugar errado.
Por isso, segurar a urina por muito tempo, beber pouca água e não ter os cuidados necessários com a higiene íntima são fatores que podem ajudar no desenvolvimento da infecção. Veja abaixo outros aspectos que podem incentivar o surgimento da doença:
-
Relação sexual: em alguns casos, durante o ato sexual, o pênis tende a levar as bactérias para dentro da vagina;
-
Menopausa: essa fase metabólica da mulher altera a flora vaginal e o tecido da uretra, facilitando a entrada de bactérias;
-
Uso de fraldas: a fralda pode abafar a região genital e, quando molhada, se transforma em um ambiente propício para as bactérias se proliferarem.
Vale dizer ainda que, apesar de ser desencadeada por bactérias na maioria das vezes, a infecção urinária pode ser causada por outros microrganismos, como fungos e vírus, embora bem menos frequentemente.
Sintomas da infecção urinária
Os sintomas da infecção urinária variam de acordo com a parte do trato urinário afetado e a gravidade da condição. Entre os mais comuns estão:
-
Dor, queimação ou desconforto ao urinar;
-
Necessidade de urinar com urgência e/ou mais frequência (um sintoma semelhante ao observado em quem tem bexiga hiperativa);
-
Micção fracionada;
-
Dor na região abdominal.
Quando a doença está em um estágio mais avançado, podem surgir:
-
Urina de odor desagradável;
-
Esvaziamento incompleto da bexiga;
-
Constipação;
-
Dor lombar;
-
Sangue na urina;
-
Corrimento vaginal;
-
Febre;
-
Sensação geral de mal-estar.
Qual médico procurar?
Ao apresentar sintomas de infecção urinária, é recomendado procurar um urologista, que é o médico especialista no trato urinário. No caso das mulheres, um ginecologista ou uroginecologista também pode ser consultado.
No caso de doenças em estágio avançado, no entanto, é importante buscar auxílio médico de urgência para iniciar o tratamento imediatamente.
Alguns sintomas, como sangue na urina e dor lombar, também podem ser indicativos de cálculos renais (pedra nos rins). Por isso, a busca por auxílio médico no início dos sintomas é fundamental para ter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento o quanto antes.
Como é feito o diagnóstico?
Geralmente, o diagnóstico de infecção urinária é feito por meio de avaliação de sintomas, exames clínicos e laboratoriais.
O médico pode solicitar um exame chamado urocultura, que analisa uma amostra de urina e verifica se há a presença de bactérias.
Além de diagnosticar a condição, o exame também identifica qual é a bactéria causadora da infecção urinária, ajudando a indicar qual é o melhor tratamento a ser feito.
Tratamentos para a infecção urinária
A infecção urinária deve ser tratada com antibióticos. Após identificar qual é o agente causador da doença, o especialista define qual é o melhor medicamento a ser utilizado.
No caso de cistite, é importante que o tratamento seja feito para evitar que ela evolua e atinja os rins (pielonefrite) -- uma situação considerada mais grave.
Importante ressaltar que a maioria das infecções urinárias são quadros simples e considerados de fácil resolução com antibióticos. No entanto, existem casos mais complexos que necessitam de maior acompanhamento médico.