Hemodinâmica é um setor no Hospital que tem por objetivo a realização de procedimentos minimamente invasivos para obter diagnósticos rápidos e seguros para alterações que afetam a saúde do coração e do sistema cardiovascular como um todo. Este método pode substituir cirurgias convencionais, mesmo as mais complexas. Dr. Leandro Richa Valim, coordenador da Hemodinâmica do Hospital Brasília, explica mais sobre o assunto.
“Hemodinâmica é uma área que se propõe à realização de procedimentos minimamente invasivos, que são aqueles em que se diagnostica ou se trata de forma menos invasiva algumas doenças antes abordadas apenas por cirurgias convencionais”, explica o especialista. Dentro da Hemodinâmica, um dos destaques fica por conta da chamada “cardiologia intervencionista”.
Trata-se de uma área da cardiologia que se concentra no tratamento de complicações cardíacas como isquemias coronárias, por meio da angioplastia, bem como a introdução de próteses (stent). O Dr. Leandro explica que essa tecnologia também permite o diagnóstico e tratamento de arritmias complexas, ablação por eletrofisiologia e implante de marca-passo.
Como funciona a hemodinâmica?
Na maior parte dos procedimentos hemodinâmicos, utiliza-se a inserção de cateteres muito finos, que são guiados por dentro dos vasos sanguíneos do paciente, apenas com uma punção mínima no braço ou da perna, sob sedação e anestesia local, sendo muito seguro e mais confortável para o paciente.
Através destes cateteres é administrado contraste, permitindo-se a visualização das estruturas a serem analisadas, tanto para a realização do diagnóstico como para tratamentos minimamente invasivos.
Ela é feita em um aparelho altamente especializado, que expande a capacidade de visualização cirúrgica, essencial para a realização dos procedimentos minimamente invasivos, incluindo aí imagens tanto estáticas como dinâmicas, com capacidade de geração de imagens em 3D, bem como reconstrução e fusão de imagens digitais.
A importância da hemodinâmica para pacientes
O procedimento hemodinâmico permite um diagnóstico e tratamento mais ágil e seguro, mesmo de doenças mais complexas. “No Hospital Brasília, contamos com os equipamentos mais modernos do Centro-Oeste do Brasil para a realização de procedimentos de hemodinâmica. Toda essa estrutura é operada por profissionais altamente capacitados, o que permite maior segurança e maiores taxas de sucesso nos procedimentos”, explica o Dr. Leandro.
Quais as orientações para os exames de hemodinâmica?
Como o cateterismo é um exame invasivo, é indicado que o paciente permaneça em jejum por pelo menos seis horas e não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do procedimento. Aqueles que utilizam medicamentos de forma contínua não devem suspender o uso, a menos que o médico solicite.
Alta precisão
O Hospital Brasília oferece atendimento em Hemodinâmica utilizando equipamentos de última geração. Além disso, contamos com equipe especializada e experiente para a realização dos procedimentos. Para agendar seu horário, basta ligar: (61) 3704-9000 ou clicar aqui.