O tratamento cirúrgico com laser Holep (Holmium Laser) é uma técnica inovadora e ágil que oferece benefícios aos pacientes com Hiperplasia Prostática Benigna, ou seja, a próstata aumentada. A enucleação prostática com Holmium laser (HoLEP) é uma técnica que gera excelentes resultados, no sentido da eficácia e durabilidade superiores à RTU de próstata - conhecida também como raspagem da próstata.
O Dr. Ricardo Ferro, doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da UFMG e urologista do Centro de Robótica do Hospital Brasília e do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, explica que a cirurgia com laser Holep oferece resultados superiores aos da cirurgia convencional, chamada de raspagem da próstata (RTU).
“Na raspagem, dificilmente todo o tecido aumentado consegue ser removido, o que pode levar à necessidade de nova cirurgia, porque a glândula continua a crescer, enquanto que a utilização do laser Holep, na grande maioria dos casos, representa uma cirurgia definitiva.”
No Hospital Brasília Unidade Águas Claras, as primeiras cirurgias com essa técnica foram feitas em dezembro de 2022, e os pacientes foram para casa no dia seguinte, sem a necessidade de usar sonda.
Veja o que é o tratamento, os benefícios e como é feita a cirurgia. Confira!
Tratamento cirúrgico com laser Holep (Holmium Laser): o que é?
O tratamento cirúrgico com laser Holep (Holmium Laser) para os pacientes com Hiperplasia Prostática Benigna - aumento da glândula da próstata, doença que provoca a compressão da uretra, reduz a função renal e causa problemas no fluxo urinário, infecção e pedras na bexiga - é uma solução inovadora, eficiente e minimamente invasiva, que oferece benefícios ao paciente.
De acordo com o Dr. Ricardo Ferro “com o Holep é possível, através do canal urinário, remover toda a porção aumentada da próstata, usando um laser de alta energia. O tecido prostático removido é então triturado e aspirado. Por isso, a principal diferença entre Holep e RTU de próstata é a eficácia, já que, em muitos casos, a RTU deixa mais de 50% da próstata aumentada, gerando a necessidade de reoperação”, explica o médico.
Um outro diferencial desse tipo de cirurgia em relação à convencional, conforme explica o Dr. Ricardo Ferro é que, “no tratamento convencional, pode haver necessidade da administração de medicamentos que os pacientes não gostam de tomar porque podem causar impotência”, destaca.
Além disso, outro benefício é que as pessoas que fazem uso de anticoagulantes não precisam interromper o uso do remédio com esse tratamento. Conforme explica o médico, o motivo é que por este ser um tipo de cirurgia menos invasiva e não necessitar de corte no abdômen, tem baixo risco de sangramento.
O Dr. Fernando Fróes, doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da USP e urologista da Dasa, que fez parte da equipe que realizou as cirurgias, explica que esse procedimento também pode ser indicado para pacientes com câncer de bexiga. “Nos casos de tumor maligno de bexiga, a cirurgia feita com laser Holep também é considerada mais eficiente, porque a cirurgia com método tradicional, com raspagem, não permite uma avaliação muito clara da profundidade da lesão”, explica.
O HoLEP é considerado pela Sociedade Americana e Europeia de Urologia como um procedimento de padrão-ouro para o tratamento de próstatas de qualquer tamanho.
Como é feita a cirurgia com laser Holep (Holmium Laser)
Esse procedimento cirúrgico é realizado pela uretra, sem corte. Depois, por meio do laser, a parte aumentada da próstata é dividida em duas e, na sequência, os tecidos são descolados da cápsula da próstata. Após serem removidos, esses tecidos ficam guardados na bexiga até, posteriormente, serem feitas a trituração e a remoção do material. Os tecidos retirados são enviados para análise e confirmação se é somente o aumento benigno da próstata ou algum outro problema de saúde.
Hospital Brasília Unidade Águas Claras
O Hospital Brasília Unidade Águas Claras é um hospital geral, especializado em atendimento de alta complexidade, conta com atendimento nas especialidades de clínica médica, cardiologia, pediatria, ortopedia, cirurgia geral, anestesiologia, radiologia, oncologia e hematologia.
Possui uma estrutura completa e é o primeiro hospital do Centro-Oeste a ter conectividade dos leitos de UTI para vigilância de quedas, por meio de sistemas visuais e de alarmes. Possui um centro médico com 120 salas, 264 leitos, sendo 70 de UTI e pronto-socorro com capacidade para atender mais de 20 mil pacientes por mês.
Centro Médico Águas Claras
Homens tendem a deixar sempre para depois o cuidado com a própria saúde ou negligenciar sinais de alteração no corpo. Mas essa cultura precisa ser mudada. Afinal, a maioria das doenças têm mais chance de sucesso no tratamento se detectadas precocemente.
Em geral, homens com alteração na próstata apresentam sintomas urinários de armazenamento de urina e/ou esvaziamento da bexiga, jato de urina fraco, acordam mais de 2 vezes à noite para urinar,
urinam em mais de uma etapa. Eles também podem apresentar sensação de esvaziamento incompleto, aumento da frequência para urinar, pressa para urinar.
No Centro Médico Águas Claras, contamos com uma equipe especializada para oferecer cuidados à saúde do homem, em especial na área de urologia. A investigação clínica criteriosa e individualizada é o primeiro passo para um tratamento de sucesso. Você pode agendar sua consulta por meio da nossa Central de Atendimento, pelo telefone (61) 3052-4600 ou pelo Whatsapp (61) 99158-1632.