Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Mieloma múltiplo: saiba o que é, quais são os sintomas, as causas e o tratamento

A anemia é uma das complicações decorrentes do mieloma múltiplo. Não ignore sintomas como fraqueza e sonolência; consulte um médico
EHB
Equipe Hospital Brasília - Equipe Hospital Brasília Atualizado em 20/01/2023

A medula óssea se localiza no interior dos ossos e tem a função de produzir as células que constituem o sangue, como plaquetas e glóbulos brancos e vermelhos. Apesar de pouco conhecido, o plasmócito é um tipo específico de célula branca essencial para o nosso bem-estar, pois atua na produção dos anticorpos, fundamentais na defesa do organismo contra invasores externos, como vírus, bactérias e fungos, por exemplo.

No blog de hoje, o Dr. Diogo Kloppel Cardoso, hematologista e especialista em transplante de medula óssea do Hospital Brasília, fala sobre o mieloma múltiplo, um câncer decorrente de alterações no plasmócito. Saiba o que é, conheça os sintomas e os métodos diagnósticos.

O que é mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo é um tumor cuja célula maligna é um plasmócito. No mieloma, essa estrutura passa por mutações e se reproduz descontroladamente, de forma a comprometer a produção das outras células que constituem o sangue.

Ainda não há definição sobre as causas da condição, mas é possível afirmar que homens com mais de 65 anos compõem o grupo de risco.

Quais são os sintomas de mieloma múltiplo?

No começo, o mieloma múltiplo é silencioso e não apresenta sinais. Conforme o quadro evolui, o paciente pode ter:

  • Aumento dos níveis de cálcio no sangue;
  • Cansaço em excesso;
  • Confusão;
  • Dor nos ossos, principalmente no quadril e nas costelas;
  • Fraqueza;
  • Fraturas frequentes e espontâneas;
  • Insuficiência renal;
  • Risco aumentado para anemia;
  • Sonolência.

“Pacientes com mieloma múltiplo costumam ser acometidos por anemia, apresentam sintomas de cansaço, fraqueza e sonolência", pontua o médico.

Como é feito o diagnóstico do mieloma múltiplo?

O diagnóstico do mieloma é feito com base em exames laboratoriais que examinam os índices de cálcio e proteína no sangue e na urina. Essas análises também ajudam o médico a identificar o estadiamento do câncer e, com isso, determinar o tratamento adequado.

“Outros critérios de análise são: hemograma; avaliação da função renal; verificação da presença de lesões ósseas; confirmação da proteína anômala no sangue e contagem de plasmócitos doentes na medula. O paciente também deve passar por punção de medula e biópsia para confirmar o diagnóstico", acrescenta o Dr. Diogo.

Mieloma múltiplo tem cura?

O mieloma múltiplo não tem cura. Entretanto, com tratamento adequado, a depender da gravidade da disfunção, é possível viver com mais qualidade. Abaixo, confira as terapias disponíveis.

Como é feito o tratamento do mieloma múltiplo?

Para definir o tratamento desse tipo de câncer, o hematologista leva em conta as condições clínicas do paciente e o estágio da doença. Para aliviar as dores, é possível contar com analgésicos. Já para os quadros mais complexos, o profissional pode indicar o uso de imunomoduladores (medicamentos que potencializam a resposta do organismo às terapias), quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

“Existem múltiplas formas de terapia, a depender do estadiamento, da idade do paciente e da presença de comorbidades, por exemplo", complementa o especialista.

Atendimento ambulatorial

Consultas de rotina, aliadas a exames periódicos, são essenciais para detectar a presença de alterações, incluindo as que estão relacionadas com o mieloma múltiplo. Além disso, não deixe de buscar ajuda profissional caso apresente qualquer desconforto.

Para agendar sua consulta no Centro Médico Brasília, utilize nossa Central de Agendamento On-line ou ligue para o número (61) 4020-0057

Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília
Escrito por
EHB

Equipe Hospital Brasília

Equipe Hospital Brasília